16.3 C
Canela
domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSegurançaResgatados pela BM de trabalho escravo poderão voltar para casa

Resgatados pela BM de trabalho escravo poderão voltar para casa

Publicidade

As 15 pessoas resgatadas pela Brigada Militar, as quais se encontravam em situação de trabalho análogo ao escravo no interior de São Francisco de Paula poderão retornar as suas cidades de origem. Em ação conjunta com o Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Assistência de São Francisco de Paula os trabalhahores foram resgatados em uma fazenda, na localidade de Lajeado Grande, na manhã de quarta-feira (6).

Publicidade

O grupo foi para um alojamento em Caxias do Sul onde o Ministério do Trabalho realizou alguns trâmites legais. A princípio, entre hoje e sexta-feira (8) eles possam voltar as suas cidades de origem. O grupo é compostro na maioria por indígenas vindo do Paraná e Erechim, sendo 12 homens (entre eles dois menores e mais duas mulheres e uma criança de dois anos.

A Brigada Militar chegou ao local após uma das vítima ter conseguido entrar em contato com a polícia pelo telefone 190. Segundo o próprio denunciante, ele estaria juntamente com mais treze pessoas, trabalhando no cultivo de alho, submetido a trabalho análogo à escravidão, sem condições mínimas de alojamento, ainda com falta de comida, expostos ao frio e obrigados ao trabalho para pagamento do custeio das passagens. Fatos estes comprovados durante a operação.

Publicidade

Conforme uma das vítimas, eles trabalhavam na plantação de alho, no corte e armazenamento. O autor teria pago a passagem para eles virem do Paraná. Eles desembarcaram em Caxias do Sul e deslocaram de táxi até a fazenda. O valor do transporte era para ser pago pelo “empregador”, mas ao chegar ao local já foram informados que estavam em dívida pela passagem. Ainda estavam pagando até pela alimentação, a qual não era suficiente para todos. Os trabalhadores recebiam R$5,00 por caixa de alho.

O autor de 47 anos, confirmou ser o responsável pelo local, que arrendou as terras e contratou as pessoas. Ele foi preso em flagrante e encaminhado a Polícia Federal em Caxias do Sul.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Conforme nota divulgada pela Corsan, moradores dos bairros Leodoro de Azevedo e Fundo do Campo, em Canela, terão o fornecimento de água normalizado gradativamente na tarde deste sábado, 23/11. A Corsan está consertando uma rede de água...
SÃO FRANCISCO DE PAULA | Durante a sexta-feira (22/11), foi realizada uma operação conjunta entre Policiais Militares do 2° Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela e Inspetoria Veterinária do Estado. A ação teve fiscalização veicular, com abordagens e...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.