A Secretaria Municipal de Saúde de Canela informa que nesta quarta-feira (8) serão disponibilizadas novas doses da vacina contra a Influenza (H1N1), em mais um dia da campanha nacional realizada na cidade. Todas as unidades de saúde – Central, Centro Materno Infantil e as dos bairros Canelinha, São Luiz, Santa Marta e Leodoro de Azevedo – estarão abertas a partir das 7 horas da manhã.
Neste dia, não haverá vacinação no Interior nem na rua do Banrisul, como da última vez. Se a quarta-feira de campanha acompanhar a tendência das etapas anteriores, é provável que as doses sejam esgotadas em poucas horas. “As vacinas aplicadas são as que o Estado envia. Por isso, é preciso chegar cedo”, aconselha o secretário municipal de Saúde Vilmar Santos.
Participam da ação idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. Ao todo, já foram vacinadas 3.800 pessoas desses grupos em Canela, que são o público-alvo da primeira fase da campanha.
Vacinação em Gramado
Será retomada nesta quarta-feira em Gramado a vacinação contra o Influenza. Nesta primeira etapa, podem receber a vacina pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. A recomendação, entretanto, é que idosos com sintomas respiratórios, como tosse, coriza e febre, adiem a vacinação.
A imunização ocorre em quatro postos de saúde. Os idosos também terão a disposição um ponto extra de vacinação no Expogramado, no estilo drive-thru, onde não é necessário sair do carro. A Várzea também disponibilizará o mesmo método de vacinação.
A primeira etapa de vacinação segue até dia 15 abril. Após, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento podem se vacinar até 8 de maio. A última fase, que inicia no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Até o dia 1º de abril, 73,99% dos idosos já haviam recebido a vacina, enquanto 56,99% dos trabalhadores de saúde também se imunizaram. Ao todo, 3.783 doses foram aplicadas nas últimas semanas.
Locais de vacinação:
UBS Centro – 8h30 às 11h30
UBS Caic – 8h30 às 11h30
ESF Pórtico – 14 às 16h30
ESF Vila Olímpica – 8h30 às 11h30
Expogramado – 8h30 às 11h30 (Apenas para idosos)