26.3 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasProjeto visa garantir maior segurança para motoristas de aplicativos

Projeto visa garantir maior segurança para motoristas de aplicativos

Publicidade

Tendo como base iniciativa semelhante do vereador Roberto Robaina (PSOL) que tramita na Câmara de Porto Alegre, a deputada Luciana genro (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de lei 111/2022, que estabelece medidas para garantir maior segurança a motoristas de aplicativos. A proposta é que passageiros que paguem com dinheiro as corridas sejam identificados por um cadastro com documento e foto, que permita ao motorista identificar a pessoa que está levando, assim como a solicitação de senha.

A demanda partiu dos próprios motoristas, que relatam que desde que os aplicativos passaram a aceitar pagamentos em dinheiro, sua segurança piorou muito. Recentemente, Luciana Genro e Roberto Robaina participaram de reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Vanius Santarosa, para cobrar maior segurança para os trabalhadores. Na ocasião, também estiveram presentes representantes de associações de motoristas, que relataram se sentirem muito inseguros.

Publicidade

“Os motoristas de aplicativo circulam o dia inteiro pelas cidades, fazendo jornadas de trabalho que chegam a 12 horas ou mais. É uma categoria precarizada e exposta diretamente à insegurança das ruas. A exigência de senha e fotografia dos usuários é uma medida básica para garantir mais tranquilidade e segurança a esses trabalhadores”, disse Luciana Genro.

Publicidade

O projeto de Robaina abrange a área de Porto Alegre, enquanto o de Luciana Genro amplia as medidas para todo o Rio Grande do Sul. A deputada observa que, embora a competência para regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros seja dos municípios, o projeto tem em seu cerne a segurança pública, de competência comum. O projeto de Luciana Genro é construído em parceria com a Liga do Motoristas de Aplicativos do Rio Grande do Sul (ALMA), o Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simptrapli-RS) e a União Gaucha de Motoristas Autônomos (Ugama).

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Os últimos detalhes para a realização do Municipal de Futsal da 3ª Divisão, a Terceirona, foram definidos em reunião realizada na noite de quinta-feira (28). Na ocasião, após a entrega das fichas se confirmou que o certame...
CANELA - O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura de Canela Marcelo Savi deixou o cargo nesta terça-feira (26.3) para retornar a Câmara de Vereadores.“Vamos dar continuidade ao trabalho de Marcelo Savi, estamos com alguns projetos que já...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.