CANELA | O Projeto Salada, que conta com o apoio da Prefeitura de Canela, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizou nesta terça-feira, dia 25, a solenidade de encerramento da primeira turma e a apresentação dos resultados alcançados. O evento ocorreu na sede do Sicredi.
A iniciativa promove uma série de atividades voltadas a jovens dos 8º e 9º anos de escolas do meio rural, com o objetivo de incentivá-los a implantar hortas em suas propriedades. O programa é desenvolvido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela e conta também com o apoio da Emater.
Durante a solenidade, foram entregues certificados aos alunos da primeira turma. Nesta etapa inicial, seis jovens das localidades do Chapadão, Passo do Loro, Morro Calçado, Bugres e Linha São Paulo foram contemplados. No evento, também ocorreu a apresentação da segunda turma que integrará o projeto.
Entre os resultados apresentados, destacam-se a participação dos jovens em seminários sobre agricultura promovidos pela Regional Sindical Vale do Rio dos Sinos Serra, além de uma premiação em dinheiro oferecida pela entidade, repassada aos participantes com os certificados.
Estiveram presentes no encerramento o vice-prefeito Gilberto Tegner, o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura, César Prux, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Frozi, o diretor do Departamento de Agricultura, Guilherme Lohmann, além de demais autoridades municipais e apoiadores.
SOBRE O PROJETO
Além de incentivar a produção de alimentos para a segurança alimentar, o Projeto Salada também oferece acompanhamento técnico para o cultivo e apoio à comercialização dos produtos agrícolas, contribuindo para a geração de renda para os jovens e suas famílias.
Para a implantação das hortas nas residências dos participantes das localidades do interior, o projeto conta com o apoio do Departamento de Agricultura e de empresas parceiras, que fornecem estrutura para cercamento, mudas e adubos.
Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela




















