Na quinta-feira (22) o Poder Executivo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com apoio do Ministério Público, apresentou aos vereadores o Projeto de Lei que “Institui o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no Município de Gramado” que tem o objetivo de autorizar o repasse de um subsídio financeiro para famílias que acolham abrigados em suas residências temporariamente, proporcionando oportunidade de convivência familiar, para no futuro serem inseridos na sociedade.
O acolhimento familiar também será destinado para crianças e adolescentes em situação de risco social (negligência, abandono, abusos) e sua proposta é oferecer um ambiente mais humanizado e individualizado do que o institucional, priorizando o cuidado individualizado.
A Família Acolhedora terá disponibilidade afetiva e será devidamente capacitada e acompanhada por uma equipe técnica. Acredita-se que a ação fará significativa diferença na formação ou reestruturação emocional dos acolhidos.
“Estamos felizes por poder materializar esse sonho de cunho social da gestão Nestor e Luia, possibilitando que nossas crianças e jovens em estado de vulnerabilidade encontrem pessoas que proporcione a extensão de suas famílias”, afirmou o secretário interino de Cidadania e Assistência Social, Ilton Gomes.
As famílias interessadas em se disponibilizar para o acolhimento devem procurar a Secretaria da Cidadania e Assistência Social na Rua Getúlio Vargas, 484 – Piratini ou através do telefone (54) 3286-0791.