O Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alberi Dias, encaminhou há alguns dias para o Poder Executivo um Projeto de Lei Sugestão para que seja instalada no município uma Unidade de Escola Técnica Federal, através de uma parceria com o MEC, que já possui um projeto padrão para a implantação destas unidades.
O vereador visa dar oportunidade para profissionalizar os mais jovens antes de terminarem o ensino médio.Este projeto visa dar uma possibilidade para que os estudantes possam concluir o período escolar e ao mesmo tempo se especializar em alguma área para entrar no mercado de trabalho.
Com a Escola Técnica, na região haverá qualificação da mão de obra, tornando Canela referência e atraindo mais empresas para se instalarem aqui, aumentando assim a arrecadação do município.O projeto da Escola Padrão do Ministério da Educação (MEC) foi idealizado para atender a todas as regiões do Brasil. Por isso, dispõe de sistemas construtivos convencionais e segue um partido arquitetônico que favorece a implantação em terrenos com características topográficas distintas.
O projeto padrão destas Escolas foi desenvolvido em um terreno retangular com 80 m de largura, 150 m de comprimento e declividade máxima de 3%, que inclui para cursos de qualificação profissional, espaços como auditório, teatro de arena, refeitório, quadra poliesportiva coberta, 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e outros dois de grande porte, além de área de vivência.