Na terça-feira (31) a Prefeitura de Gramado, através da Secretaria da Cultura, lançou oficialmente o programa de contraturno escolar, TransformAr(te). Lançado em parceria com a Secretaria da Educação e com a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, o programa vai levar oficinas de arte, educação e cultura para 1.700 crianças de 10 escolas da rede municipal de ensino de Gramado, além de oferecer aulas no Centro Municipal de Cultura do Centro e da Várzea Grande e em projetos sociais da cidade.
Após um trabalho de mapeamento das carências e necessidades culturais de cada bairro, foram definidas as oficinas que serão disponibilizadas, divididas em seis eixos: Música, artes cênicas, escrita criativa, artesanato, artes visuais e dança. Cada escola receberá até quatro oficinas diferentes e os alunos podem se inscrever naquela que mais gostarem.
Segundo o secretário da Cultura, Ricardo Bertoluci Reginatto, o TransformAr(te) é um programa formativo. “Este não é simplesmente um projeto que vai ocupar as crianças no turno inverso ao da escola. Vamos levar conhecimento de maneira formativa e vamos preparar as crianças e jovens continuamente”, disse.
Para o prefeito Nestor Tissot, o projeto é essencial para o desenvolvimento dos alunos. “Nós da administração pública aplaudimos e incentivamos projetos como este. Fico muito feliz de ver que a cidade está cuidando e pensando na formação de nossas crianças”, ressaltou.
Além de beneficiar os alunos, o TransformAr(te) também é uma forma de fomentar a economia criativa da cidade, oferecendo uma oportunidade de renda aos artistas que desejam repassar o seu conhecimento. O edital de credenciamento para a contratação de novos oficineiros está disponível no site da Prefeitura e ficará aberto durante o ano todo.
Crédito: Ascom/PMG