17 C
Canela
quinta-feira, maio 23, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeProfissionais são capacitadas no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Profissionais são capacitadas no Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde

Publicidade

Qualificação foi oferecida pela Secretaria de Saúde, atualizando 11 agentes para a promoção, prevenção e controle de doenças!

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, proporcionou uma formação para 11 agentes de saúde do município que participaram do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. A proposta busca atualizar estes profissionais que realizam atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. A capacitação se estendeu pelo período de dez meses, com atividades presenciais e a distância. O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento do curso.

Publicidade

Durante as aulas os agentes receberam ensinamentos e técnicas para realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica; desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território; realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias; coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos; conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial; e desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

Publicidade

FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO

A formatura da turma ocorreu na noite de terça-feira (3), no Cidica – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, com a presença do secretário de Saúde, Leandro Gralha, do secretário Adjunto, Álvaro Grulke, da preceptora da turma, a enfermeira Catiana Benetti Foss Holdorf e da coordenadora do setor de Ações da Saúde da pasta, a enfermeira Thais Zini. “Vocês agentes conhecem a realidade da nossa comunidade como poucos! Contem com a Secretaria de Saúde para o que precisarem no dia a dia, pois vocês representam o cuidado qualificado aos usuários que mais necessitam”, comentou o secretário Leandro Gralha.

Já a oradora da turma, Tatiana dos Santos Macedo, agradeceu a oportunidade e parabenizou as colegas. “Parabéns a todas nós, pois conquistamos esse sonhado curso! Agradecemos a todos que colaboraram para nos dar as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do nosso aprendizado. Aprendemos muito com a experiência de grandes profissionais”, revelou Tatiana.

📍 FORMANDAS:

  • Célia Schweig;
  • Dayana Lúcia Crestani;
  • Débora dos Santos de Oliveira;
  • Fabiana Brolese Resler;
  • Fabiola dos Santos Branchine;
  • Gisele de Moraes Martins;
  • Juliana Foss Pimel;
  • Lucimara de Moraes;
  • Márcia Marli Dick;
  • Tatiana dos Santos Macedo;
  • Valdenise Lopes do Nascimento.
Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Após uma vistoria na quadra do Ginásio Santa Marta na tarde desta quinta-feira (23), o Departamento Municipal de Esporte e Lazer optou pelo adiamento da rodada que aconteceria à noite. Na vistoria foi constatado que a chuva...
CANELA - Nesta quinta-feira, 23, o vereador Marcelo Savi organizou uma reunião, junto a Secretaria de Meio Ambiente, com a presença do secretário, Leandro Pereira Heidtmann, além de técnicos e geólogos da secretaria. A reunião que teve como pauta...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.