Durante o mês de junho e julho o Procon de Canela fiscalizará os estabelecimentos comerciais da cidade para verificar se as vitrines estão de acordo com a legislação vigente.
A coordenadora do Procon, Deisi Stange, orienta que o preço de produtos e serviços precisa estar visível e de forma permanente, enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público.
A informação deve constar o valor total à vista, caso haja desconto ou parcelamento esta informação nunca pode ser maior ou mais chamativa que o preço real do produto. Nos casos de financiamento ou parcelamento é preciso mostrar o valor total a ser pago com financiamento, número, tempo e valor das prestações, juros e encargos que fizerem parte do valor do parcelamento ou financiamento.
O Código de Defesa do Consumidor existe desde 1990 e traz como um de seus princípios o acesso à informação ao consumidor. Exigir ou constranger o consumidor a fim de realizar a venda sem exibir e informar o consumidor sobre o verdadeiro preço a ser pago é uma infração ao direito do consumidor, passível de sanção na medida do Decreto Municipal 9767/2023.
O Procon de Canela segue a disposição para dúvidas dos consumidores e para reclamações dos residentes em Canela via telefone (54)3282-5121 ou pelo WhatsApp (54)99138-1905.