11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoProcissão de Ramos reúne grande número de fiéis na 9ª Páscoa em...

Procissão de Ramos reúne grande número de fiéis na 9ª Páscoa em Gramado

Publicidade

GRAMADO – O Domingo de Ramos foi celebrado com procissão pela avenida Borges de Medeiros na 9ª Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia. Com grande número de fiéis, a Procissão de Ramos abriu a Semana Santa neste domingo (24). O rito litúrgico começou com a bênção dos ramos pelo padre Neimar Pies, pároco de Gramado, na Vila de Páscoa, que está instalada na praça das Etnias. Após a bênção, os fiéis partiram em procissão até a Igreja Matriz São Pedro.

Ao longo do trajeto, um elenco de 32 artistas encenou a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. No cortejo, um personagem representando Jesus Cristo fez o percurso montado num jumento. Em Sua entrada triunfal, Jesus, o Rei Humilde, foi recebido festivamente pelo povo que erguia ramos de oliveira para saudá-Lo. O jumento é um símbolo de humildade e os ramos foram usados para aclamar Cristo como rei. Ramos de oliveira foram distribuídos ao longo do percurso. Depois da procissão, a Igreja Matriz ficou completamente lotada para a celebração da missa.

Publicidade

O padre Neimar enalteceu o caráter religioso e a importância do rito litúrgico na celebração da Páscoa. “Temos os atores que representam muito bem a entrada de Jesus em Jerusalém, mas é um grande ato de fé. Nossa espiritualidade, nosso amor pelo Senhor têm que ser muito maiores do que a encenação em si. Eu expliquei aos turistas: depois vocês irão tirar fotos aos montes. Tudo isso faz parte, mas é a abertura de uma semana que dentro de um ano inteiro não tem igual. É hora de focar nossa mente e nosso coração naquilo que todas as celebrações significam”, explicou o religioso.

Publicidade

Além de intensa programação nas igrejas e templos, o Gramado Aleluia conta com outra procissão ao ar livre. Na Sexta-feira Santa, dia 29, a partir das 20h, ocorre na avenida Borges de Medeiros a Procissão dos Passos, que deve reunir um elenco de 400 pessoas entre artistas e comunidade católica.

Com 25 dias de atrações gratuitas, a 9ª Páscoa em Gramado vai até 31 de março de 2024. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Vitivinícola Jolimont. Copatrocínio: Havan. Apoio: Florybal Chocolates, RBT Internet e Pagbank Banco Completo. Hospedagem oficial: Laghetto. Colaboração: Casa Lúdica Gramado e Fecomércio Sesc/Senac. Apoio institucional: Achoco Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas e Leão Produções. Financiamento: Pró Cultura, Secretaria de Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Promoção: Prefeitura de Gramado. Realização: Gramadotur e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.