CANELA | O Presídio Estadual de Canela (PECanela) também está engajado na campanha de combate à violência contra a mulher e instalou o Banco Vermelho na área de acesso à casa prisional, reforçando seu compromisso com a conscientização e o enfrentamento ao feminicídio. A iniciativa é desenvolvida em conjunto com a 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), representando a Polícia Penal e o Governo do Estado na defesa dos direitos das mulheres.
No âmbito interno, o PECanela, em conjunto com a 7ª DPR, realiza acompanhamento dos indivíduos recolhidos pela prática de crimes contra a mulher. O trabalho é desenvolvido pelo setor técnico prisional, com equipe de profissionais da psicologia, além do setor de segurança, buscando atuar de forma preventiva e educativa.
A ação está alinhada à Lei nº 14.942/2024, sancionada em 2024, que inclui o Banco Vermelho entre as atividades da campanha Agosto Lilás, voltada ao combate à violência de gênero. A proposta prevê a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos, contendo mensagens de reflexão sobre o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher, além da divulgação de contatos para emergência, denúncia e suporte às vítimas.
A iniciativa reforça a necessidade de atuação permanente contra crimes considerados cruéis e covardes, fortalecendo a defesa dos direitos e da liberdade das mulheres gaúchas.















