Incentivar a indústria criativa concedendo premiações, propiciar o acesso a uma infraestrutura de padrão internacional e promover conexões entre os profissionais do setor e também com o público. São com estas propostas, que o Tecna – centro de produção audiovisual da PUCRS –, considerado uma das mais modernas para o audiovisual do país, participa e apoia o 48º Festival de Cinema de Gramado. Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Tecna será concedido aos destaques do Festival.
“A premiação reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro. Sabemos que este movimento passa pelo fortalecimento da produção independente e a nossa infraestrutura representa um porto seguro, um diferencial para as próximas produções que continuarão representando o Brasil”, destaca Aletéia Selonk, gerente do Tecna.
Em cerimônia virtual, o Prêmio Tecna será concedido aos vencedores durante a sessão de entrega dos Kikitos, na noite de 26 de setembro.
Melhores longas-metragens
O Tecna irá premiar os vencedores das categorias de Melhor longa-metragem gaúcho e Melhor longa-metragem nacional do Festival. As equipes agraciadas receberão 15 mil reais para utilizar em infraestrutura e serviços do centro de produção audiovisual. Na edição de 2019, os premiados foram “Pacarrete”, do diretor Allan Deberton (melhor longa-metragem brasileiro) e “Raia 4”, de Emiliano Cunha (melhor longa-metragem gaúcho).
Concurso interativo
No Gramado Film Market, o Tecna apoia o evento já em sua quarta edição, visando estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Entre as iniciativas, está a atuação no Hub Universidades, um espaço dedicado a estudantes, professores, pesquisadores. O espaço do Festival dedicado ao mercado também aconteceu de forma virtual neste ano. O Gramado Film Market, visa estabelecer conexões entre o mercado audiovisual. Com o apoio do Tecna, esta edição ocorre em sinergia com o Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, apresentando painéis temáticos, além das rodadas de negócios e mostra de filmes universitários exibidos pela TVE-RS.
Para criar, também, conexões do mercado audiovisual com o público, o concurso interativo do Gramado Film Market irá escolher a Melhor Série e o Melhor Documentário brasileiros, exibidos em TVs aberta e paga, VoD (vídeo sob demanda), streaming e/ou internet em 2020. A indicação dos títulos para a votação também ocorreu de forma interativa pela web. A votação popular ocorrerá até hoje, 25 de setembro, às 23h59, neste link: http://www.festivaldegramado.net/film-market/. E os vencedores em cada uma das categorias receberão o Prêmio Tecna para utilização em serviços de infraestrutura no valor de cinco mil reais, além da possibilidade de negociação de licenciamento de exibição com a Box Brazil para seus canais de TV por assinatura e a plataforma Box Brazil Play.
No ano passado, os vencedores do concurso do Gramado Film Market foram “Expedição Missões – A música colorada”, da produtora Adriana Copetti (categoria Piloto de Projetos) e “Bem vindo”, vídeo Libras de Luiza Caspary (categoria Clipes e Musicais).
Uma das estruturas mais modernas do país, o Tecna tem um espaço de 3,3 mil metros quadrados de área construída e traz soluções que otimizam os processos produtivos desde a pré-produção, passando pela produção e evoluindo para a pós-produção. Possui três estúdios de cinema e TV com tecnologias como piso flutuante, condicionamento e isolamento acústico. Também tem um estúdio de mixagem de som com certificação THX e tecnologia Dolby Atmos, além de salas individuais para finalização de imagem, laboratório de animação e áreas de apoio à produção com camarins, sala de produção de figurinos, marcenaria, acervo e refeitório.
No Centro está localizado o Laboratório de Pesquisas Audiovisuais – Lapav, estrutura de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação, Artes & Design – Famecos da PUCRS.
Cerimônia de Premiação acontece na noite deste sábado, às 21h
A emoção já confirmou presença no palco do Palácio dos Festivais neste sábado, às 21h. A noite mais esperada tradicionalmente recebe os talentos que concorrem ao desejado Kikito. Este ano, não será diferente. A presença física foi substituída pela virtual, mas a proximidade está garantida pela intensidade da semana de exibição e de todos os debates e entrevistas que aconteceram nos últimos dias.
Deus do Bom Humor
Confeccionados em bronze fundido com 1,7kg e 33cm, os cobiçados Kikitos já estão prontos. Idealizado em 1967 pela artista Elisabeth Rosenfeld, a estatueta foi concebida para personificar o Deus do Bom Humor. E é assim que o Festival de Cinema de Gramado segue firme e potente. Os troféus serão entregues aos vencedores no decorrer dos próximos meses.
Acompanhe a Cerimônia de Premiação pelo Canal Brasil e pelas redes sociais oficiais do Festival de Cinema de Gramado.