18 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeituras da Serra Gaúcha investem na modernização dos serviços públicos

Prefeituras da Serra Gaúcha investem na modernização dos serviços públicos

Publicidade

A inovação está cada vez mais presente nos municípios da Serra Gaúcha. Em encontro virtual, que reuniu gestores de mais de 60 Prefeituras, nesta terça-feira (09), prefeitos e gestores de Bento Gonçalves, Canela e Vacaria mostram que os municípios investem na modernização dos serviços públicos. “É muito importante levarmos o máximo de informações para os novos gestores, assim como os prefeitos reeleitos, que possam inspirar a adoção da tecnologia que passou a ser essencial durante a pandemia. Na região, encampamos 48 municípios. Desses, exatamente 65% estão com nova administração. Por isso a importância de compartilharmos soluções e ideias que contribuam com o planejamento das cidades”, destacou o diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, organizadora do evento.

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin, enalteceu a importância da tecnologia para controle da gestão municipal. Ele cita sistemas, a modernização do parque de iluminação pública, monitoramento por câmeras da cidade, serviços digitais e, mais recentemente, durante a pandemia, a disponibilização das aulas online. “Hoje estamos transformando a Prefeitura num setor muito leve, menos gente vem para a Prefeitura. A comunicação com a sociedade é muito proativa. As pessoas ficam satisfeitas com isso”, ressalta o prefeito.

Publicidade

Segundo Orsolin, o mapeamento da cidade também vai auxiliar a renovação do plano diretor de Canela. “A tecnologia vem para nos ajudar, nos auxiliar, produzir mais com menos tempo e gastar menos com resultados muito maiores”, completou o prefeito.

Publicidade

Em Bento Gonçalves, o secretário de administração e diretor de TIC de Bento Gonçalves, Matheus Barbosa, disse que a criação da ferramenta de Business Intelligence (BI) na saúde traz a análise dos dados em tempo real, o que permite um controle total orçamentário e de atendimento no enfrentamento ao coronavírus. “Isso faz total diferença em tempos de escassez, como a gente vê em algumas cidades e Estados em que problemas graves aconteceram por uma falta de controle de insumos e recursos”.

Vacaria também investe em serviços digitais. “Precisamos sim nos atualizar e cada dia mais disponibilizar ferramentas para que nossos servidores possam trabalhar de uma forma a facilitar, otimizar esses serviços públicos e também para que tenhamos segurança e praticidade”, comentou o  assessor jurídico de Vacaria, Rubem Antônio dos Santos Filho. “Vacaria hoje está migrando do sistema desktop para web, justamente para que possa disponibilizar aos munícipes ferramentas e serviços mais ágeis, que possa também haver a digitalização dos processos e trâmites internos”, disse o assessor jurídico sobre a redução da burocracia.

Conectividade – O Webinar das Cidades Digitais da Serra Gaúcha, apresentado pela jornalista e diretora da S. Clara Comunicação, Valdireni Alves, também trouxe as ações do Ministério das Comunicações (MCom) que visam melhorar a oferta de conectividade no país.

Segundo a coordenadora-geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações do MCom, Daniela Schettino, uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi firmada para o projeto Cidades Conectadas. A ideia, observa Daniela, é dar continuidade à implantação e ampliação das infraestruturas de fibra óptica nas cidades tendo recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares. “Que a RNP possa atender as escolas, as universidades e os centros de pesquisa das cidades, mas também que isso tenha um retorno para o município e que eventualmente uma capacidade excedente possa ser compartilhada com provedores locais. Isso aumenta também a oferta de conectividade para a população”, explica a coordenadora.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - O deputador federal Afonso Hamm destinou emenda no valor de R$415 mil para apoio à implementação e modernização de infraestrutura esportiva em Gramado. O prefeito Nestor Tissot recebeu com alegria o recurso, que vai beneficiar a comunidade...
CANELA -  Visando cada vez mais buscar a excelência no atendimento, o Spa Pet renovou suas instalações e traz novidades aos seus clientes. A loja segue localizada na Rua Dona Carlinda, 45, onde já funciona há quatro anos. No...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.