20.4 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura retoma separação e triagem de resíduos da coleta seletiva

Prefeitura retoma separação e triagem de resíduos da coleta seletiva

Publicidade

Na segunda-feira (1º) aconteceu a retomada das atividades de separação e triagem dos resíduos domésticos provenientes da coleta seletiva de Canela. As atividades foram retomadas após a finalização do procedimento licitatório iniciado em 2019 que teve como ganhadora a Empresa Serra e Mar Ltda.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Jackson Muller serão ampliados os programas envolvendo a comunidade, em especial para que a separação dos resíduos seja realizada pelos moradores, comércio, escolas e prestadores de serviços. Nos próximos dias serão iniciadas diversas atividades para sensibilização e participação da comunidade canelense.

Publicidade

O Prefeito Constantino Orsolin destaca a importância das atividades e da finalização do processo licitatório, que seguiu as orientações dos órgãos de controle, com ampla participação de interessados.

Publicidade

Para o secretário do Meio Ambiente a complexidade do assunto exigiu dedicação e empenho dos técnicos e servidores da pasta, viabilizando uma nova fase para a evolução dos serviços de limpeza pública.

As ações devem ampliar a separação da fração orgânica para uso como composto, ampliando o programa com a produção de verduras e legumes em composteiras comunitárias.

Observe com atenção o seu calendário de atendimento por bairro, separando os resíduos da seguinte forma:


RESÍDUO RECICLÁVEL: são aqueles que podem voltar para o processo produtivo industrial, como plástico, papel, papelão, vidro e metais;

RESÍDUO COM POSTÁVEL OU ORGÂNICOS: são aqueles que podem ser transformados em adubo, através da compostagem caseira, comunitária ou em escala industrial, como as cascas de frutas e legumes, folhas, sementes, farinhas, erva-mate, borra de café, guardanapos, entre outros materiais utilizados na alimentação;

RESÍDUO REJEITÁVEIS OU NÃO APROVEITÁVEL: são aqueles que contém materiais contaminantes e que devem ser direcionados para outro tipo de processamento ou destino final, como fraldas descartáveis, elementos perfuro-cortantes (pedaços de metais pontiagudos que possam furar as mãos dos garis ou garrafas quebrados, bem como materiais contaminados ou contaminantes.

Horários da coleta

LIXO ORGÂNICO

2ª, 4ª, 6ª – TODOS OS BAIRROS

SÁBADO – centro

LIXO SELETIVO

3ª e 5ª – TODOS OS BAIRROS

RECOLHIMENTO EM BECOS E TRAVESSAS

2ª, 4ª, 6ª – Todos os bairros

RECOLHIMENTO NO INTERIOR

Último sábado de cada mês

Mais informações: (54) 3282.5173 ou [email protected]


Foto: Jackson Müller

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Neste sábado, 27, o Centro Esportivo Gramadense recebe o Novo Hamburgo, pela 6 rodada do Gauchão Sub-17 A1. A partida será disputada na Vila Olímpica, a partir das 11 horas.A equipe se remobiliza após sofrer o primeiro...
Iniciativa visa conscientizar e educar crianças sobre as regras de trânsito e segurança nas viasSÃO FRANCISCO DE PAULA - Na última quarta-feira (24), o Departamento de Trânsito de São Francisco de Paula realizou a primeira aula da Escola Pública...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.