SÃO FRANCISCO DE PAULA – Nesta sexta-feira (23/08) circulou em redes sociais e grupos de WhatsApp a informação de que a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula seria responsável pela matança de cerca de 200 cães e gatos, através de eutanásia. Através de nota oficial emitida pela Administração Municipal a mesma informa que se trata de fake news e que seria uma estratégia política desleal. A nota informa ainda que medidas judiciais já estão sendo tomadas.
Em contato com a Polícia Ambiental o comando afirmou que vai apurar a situação e caso alguma irregularidade for constatada as medidas cabíveis serão adotadas. Sobre a eutanásia a Polícia Ambiental informa que em alguns casos ela pode ser aplicada, desde que tenha autorização do veterinário responsável.
Nota Oficial da Prefeitura de São Francisco de Paula
Viemos a público esclarecer que as alegações sobre a eutanásia irregular de animais no município, recentemente veiculadas como notícia, não passam de uma estratégia política desleal, que utiliza fake news como ferramenta de campanha eleitoral. Reafirmamos que todas as medidas legais serão rigorosamente adotadas contra os responsáveis por essa difamação, e não hesitaremos em levar o caso até a última instância na defesa da verdade. Não permitiremos que o debate político seja conduzido de maneira desonesta e enganosa.
A verdade é clara e incontestável. A atual gestão foi pioneira na criação do Departamento de Proteção Animal, investindo mais de 800 mil reais desde sua implementação, com foco na saúde e bem estar de animais de rua e de tutores de baixa renda.
Apenas nos últimos dois anos, foram destinados 261 mil reais em atendimentos veterinários. Em 2023, 1.436 animais foram castrados. Nos últimos 12 meses, 200 animais de rua foram recolhidos e encaminhados para adoção, e registraram-se 380 atendimentos de animais com diversas enfermidades, desde as mais leves até as mais graves. Lamentavelmente, houve 6 óbitos, os quais foram devidamente sepultados, conforme investigação da Polícia Civil. Reiteramos que foram 6 óbitos, e não 200, como falsamente divulgado nas redes sociais. Todos os registros desses óbitos estão arquivados na Secretaria de Meio Ambiente e disponíveis para consulta.
A verdade é a arma mais eficaz contra a mentira, e estamos do lado da verdade.
Prefeito Marcos Aguzzolli