11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeito de Gramado se manifesta sobre aumento do funcionalismo

Prefeito de Gramado se manifesta sobre aumento do funcionalismo

Publicidade

A recente retomada do debate em torno da reposição salarial dos servidores públicos municipais, motivou manifestação do prefeito Fedoca Bertolucci, considerando que o tema tem sido motivo de questionamento por parte do Sindicato dos Servidores Municipais e dos vereadores gramadenses. O sindicato da categoria pleiteia a reposição da perda inflacionária, equivalente a 6,8%. Proposta superior a esta (de 7,5%) já havia sido encaminhada à Câmara em março, mas retirada de votação após pedido dos vereadores, da sociedade e do próprio sindicato dos servidores.

O QUE DIZ O PREFEITO

“Por ocasião da proposta de lei remetida ao Legislativo – março de 2020 – a Câmara de Vereadores manifestou-se contrariamente. Chegou a antecipar que votaria contra. Culminou solicitando a retirada da proposta pelo Executivo.

Publicidade

Essa solicitação foi exibida ao Sindicato dos Municipários antes de qualquer providência nossa. De lá veio expediente materializado, por meio da qual o representante dos servidores disse: “Considerando a pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – e a situação de insegurança jurídica e econômica que assola nosso país, a diretoria sindical concordou com a iniciativa do Poder Executivo em retirar o referido projeto de lei, chegando ao consenso de que deveríamos aguardar um melhor momento para essa análise e votação por parte dos vereadores”.

Publicidade

Em paralelo, recebi manifestação de entidades, todas contrárias à nossa intenção.

Os fundamentos utilizados foram os mesmos, ou seja, a proposição era intempestiva, fora do contexto da crise que viria decorrente da pandemia causada pela Covid-19, cujos efeitos de fato surgiram a partir do mês de abril através de recessão nunca vista no país e sobretudo em nossa cidade por conta da preponderância da atividade turística aqui desenvolvida.

Com base na unanimidade expressada formalmente pela sociedade gramadense – toda contrária ao reajuste, como é o caso da Visão, Abrasel, Agacei, Apasg, CDL, CVB, Sindmobil e Associação Vale da Montanha – foi protocolada a retirada do projeto de lei.

Com efeito, todos os prognósticos afirmados pelo Poder Legislativo e sociedade civil foram plenamente confirmados.

A redução das receitas foi impressionante. No mês de maio a arrecadação caiu em relação ao ano passado, 472,19% na contribuição de melhoria, 327,46% no ISSQN, 308,45% nas taxas citados exemplificadamente.

Confirmadas restaram as perdas de ativos, circunstância que aniquilou os investimentos, a ponto de comprometer o atendimento pleno dos salários devidos aos colaboradores bem como das atividades essenciais, como é o caso da saúde. Diante das expressivas subtrações ocorridas, a proposição de reajuste aos servidores públicos constitui medida perigosa, com força suficiente para inviabilizar o atendimento das necessidades do município, entre os quais o pagamento regular dos seus colaboradores”.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.