A Polícia Civil, em operação conjunta entre as delegacias de São Francisco de Paula, Três Coroas e Taquara, realizou na manhã desta quinta feira, (17), operação policial na localidade de Várzea do Cedro, interior da cidade de São Francisco de Paula, onde foi localizado um galpão em que caminhão objeto de estelionato e posterior extorsão dos proprietários era mantido escondido.
Conforme informações concedidas pela Delegada de São Francisco de Paula, Fernanda Seibel Aranha, e pelo Delegado de Três Coroas, Ivanir Luiz Moschen Caliari, um caminhão foi encontrado no local da operação, tendo dois homens sido presos em flagrante, E.S.C, de 18 anos de idade, e C.S.D.C., de 24 anos de idade, ambos moradores do bairro Rincão da cidade de São Francisco de Paula, pelas práticas dos crimes de estelionato, receptação e associação criminosa.
As Autoridades Policiais informaram, ainda, que o caminhão recuperado é propriedade de vítima moradora da cidade de Balneário Camboriú, estado de Santa Catarina, a qual iniciou há dois dias negociações com o grupo criminoso pelas redes sociais e ajustou a entrega e transferência na cidade de Três Coroas. Ocorre que, efetuada a entrega do veículo conforme combinado, a vítima verificou que a transferência referente à negociação não tinha sido compensada, momento em que percebeu que havia caído em um golpe.
Os criminosos já haviam tentado fraude semelhante uma semana antes, desta vez com vítima da cidade de Celso Ramos, também de Santa Catarina, que acabou igualmente se dirigindo até a cidade de Três Coroas para efetuar a negociação, mas antes de entregar as chaves constatou que o suposto depósito bancário efetuado pelos criminosos não havia entrado em sua conta, momento em que acionou a polícia e não entregou o caminhão, tendo os criminosos, naquela ocasião, fugido antes de serem capturados.
Outro integrante da organização criminosa investigada, não localizado nas diligências, já havia sido preso em flagrante no início desse ano na cidade de Taquara, praticando golpe semelhante. Após a formalização das prisões na Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula, os investigados foram encaminhados ao presídio local.