CANELA – Na manhã desta terça-feira (9/01) a Polícia Civil realizou uma operação e cumpriu mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e Hospital de Caridade de Canela (HCC). Na ação, o titular da Pasta, Leandro Gralha e outras pessoas ligadas à secretaria foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos no órgão policial.
O Delegado Vladimir Medeiros comanda as ações, no entanto, como os delegados do Rio Grande do Sul continuam em protesto silencioso, devido ao impasse nas negociações com o Governo do Estado, Medeiros não pode passar informações sobre a ação de hoje. Existe a informação que se trata de nova ação em desdobramento a Operação Cáritas, que investiga irregularidades na administração pública de Canela.
Desta vez o alvo seria o Hospital de Caridade de Canela e também a Secretaria de Saúde. Em ambos foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Lembrando que Gralha, também responde pelo HCC, onde é interventor. A procuradoria geral da Prefeitura de Canela também está na Delegacia e acompanha os depoimentos.
Atualização
Foi confirmado que a ação de hoje se refere a 11ª fase da Operação Cáritas, que teve como alvo o Hospital de Canela e Secretaria de Saúde. No total foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Canela e também na cidade de Taquara. Foram realizados ainda quebra de sigilo bancário. O Secretário de Saúde e interventor do HCC, Leandro Gralha acabou sendo preso preventivamente nesta operação.