A Polícia Ambiental segue atuando na proteção da comunidade escolar. Nesta quarta-feira (19), os Policiais Ambientais realizaram mais uma fase da “operação Fecha Quartel – Escolar”. Durante a operação os policiais realizaram o patrulhamento ostensivo nos arredores de escolas nos municípios de Canela e Gramado.
As atividades têm por objetivo principal garantir a tranquilidade e a segurança da comunidade escolar da região, tanto na zona rural quanto urbana. Além do patrulhamento no entorno das escolas, os policiais realizam a visitação nos estabelecimentos de ensino, onde, através de diálogos, aproximam a comunidade escolar (alunos, professores e servidores) da Brigada Militar.
Animal resgatado
Ainda durante a quarta-feira (19), os Policiais Ambientais, após solicitação de populares, realizaram o salvamento de um exemplar de Preá. A preá, também chamado de pereá, piriá ou bengo, é um roedor, que mede cerca de 25 cm de comprimento. Possui pelagem cinzenta, aparentado com o porquinho-da-índia. Apresenta comportamento social e hábitos matutinos e noturnos. É encontrado na Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Em algumas regiões do Brasil é criado e usado como alimento, mas, trata-se de um animal nativo (silvestre), e a sua manutenção em cativeiro, somente pode ocorrer com autorização dos órgãos ambientais, e a sua caça é proibida.
Após a captura, o animal foi encaminhado a avaliação médico veterinária, para a garantia de suas condições de saúde par a soltura.
Denúncias de maus tratos
Também na quarta-feira (19), os Policiais Ambientais realizaram o atendimento de diversas denúncias de maus tratos a animais domésticos nos municípios de Canela e Gramado. As denúncias davam notícias de cães com corrente curta, sem alimento ou agua, em meio as fezes, e outras ações e omissões por parte de tutores. Em todos os locais inspecionados, os policias tomaram as medidas legais cabíveis.