Durante a manhã de sexta-feira (21), a Polícia Ambiental resgatou em Canela um cão da raça Pitbull que estava em situação de maus tratos em uma residência em Canela. A responsável pelo animal chegou a ser presa e conduzida até a delegacia, onde foi realizado o registro da ocorrência.
Atendendo uma denúncia feita pelo telefone funcional do pelotão ambiental através do número (54) 984164079, os policiais realizaram a vistoria no endereço onde estaria sendo mantido o cão em más condições de saúde. No local, os policiais visualizaram o canino, fêmea, de dois anos e meio, raça Pitbull, amarrado em uma casinha precária, em meio a tábuas com pontas de pregos expostas, sem água e sem comida. O animal, ainda apresentava sinais de desnutrição. Os fatos trazidos por mensagens através do aplicativo whatsapp relatavam estas condições, as quais foram comprovadas durante a vistoria.
Nesta ocorrência a suspeita de ser a responsável pelo animal foi conduzida a Delegacia de Polícia, onde houve a lavratura de registro simples. O animal foi apreendido e conduzido por funcionário municipal ao Canil de Canela. O animal passará por verificação médico veterinária.
A Polícia Ambiental ressalta a importância do número de whatsapp para que a comunidade possa realizar denúncias. Conforme o Comando Ambiental, este meio de comunicação tem sido uma importante ferramenta de troca de informações na esfera ambiental. Os denunciantes têm sigilo garantido e podem enviar vídeos, áudios e fotos do que acreditam se tratar crime ambiental.
Colabore com a preservação ambiental, denuncie. O Pelotão Ambiental de Canela atende os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São Francisco de Paula, Santa Maria do Herval, Jaquirana e Cambará do Sul.