Durante o sábado (25), a Polícia Ambiental realizou o atendimento de denúncias de crimes ambientais diversos no município de Gramado, onde acabaram resgatando um Ouriço ferido.
As denúncias traziam notícias de crimes de poluição por lançamento de esgoto e corte de vegetação nativa, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis a cada caso. Além do atendimento das demandas, a guarnição realizou o salvamento de um exemplar de ouriço, que foi encontrado ferido por populares no bairro Carniel.
O ouriço, era jovem, e apresentava um ferimento na cabeça, atingindo um dos olhos. Após o resgate, o animal foi encaminhado com urgência à clínica veterinária Santho Pet, no município de Três Coroas, para receber cuidados médicos, e posteriormente ser encaminhado a centro especializado ou solto em vida livre.
Apesar de sua aparência assustadora, o ouriço, também chamado de porco-espinho, é um animal extremamente dócil, e usa seus espinhos apenas para defesa contra ameaças e predadores, e, ao contrário das lendas, não tem capacidade de “lançar” os espinhos a distância, para haver algum acidente, é necessário que seja tocado de forma agressiva. Por possuir hábitos noturno, é comum ser avistado em árvores, ou telhados de casas muito quieto (dormindo) durante o dia, passando a impressão de estar precisando de auxílio, mas não, na maioria das vezes apenas está descansando de uma longa noite.
A Polícia Ambiental orienta que se alguém avistar um ouriço, que não esteja ferido, evite o contato de seu cão e de crianças com ele, e deixe-o seguir seu caminho.