Na manhã desta quinta-feira (02/11), a Polícia Ambiental, após solicitação feita ao telefone funcional do quartel, efetuaram o recolhimento e posterior encaminhamento de ave nativa espécie Carcará, possivelmente atropelado na ERS-235, próximo do acesso ao salto, município de São Francisco de Paula.
O animal aparece em estado de conservação pouco preocupante, conforme Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas. A área de ocorrência deste espécime abrange quase toda a América Central. É um animal versátil em sua alimentação, sendo um onívoro (hábitos alimentares diversificados). Alimenta-se de animais vivos ou mortos, até lixo humano. Caça pequenos vertebrados como sapos e serpentes, e invertebrados.
A clínica veterinária Santho Pet de Três Coroas, parceira da Secretaria de Meio Ambiente do RS, recepcionou o animal, providenciando atendimento médico veterinário ao nativo. Iniciativa como esta, de uma moça que transitava pela rodovia, possibilitou o encaminhamento e atendimento do animal, demonstrando o engajamento da população com as causas ambientais.