CANELA | A Polícia Ambiental, através do 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar de Canela realizou, nesta segunda-feira (13/05), mais uma etapa da Operação Força Verde, com foco na fiscalização de casos de maus-tratos a cães no município. A ação foi desencadeada a partir de denúncias encaminhadas pela comunidade por meio do Disque Denúncia, e teve como objetivo averiguar as condições de cuidado, abrigo, alimentação e saúde dos animais em diversos locais da cidade.
Durante a operação, diversas propriedades foram vistoriadas em busca de situações de negligência, descumprimento da legislação vigente, sinais de desnutrição, ausência de água potável, abrigos inadequados e falta de atendimento veterinário.
Nos casos em que houve a confirmação de maus-tratos, os responsáveis foram autuados, podendo responder a procedimento administrativo, com aplicação de multa, além de serem enquadrados por crime ambiental, conforme estabelece o artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes contra a fauna.
O 2º Pelotão Ambiental reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar animal, e destaca a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais da Brigada Militar ou diretamente ao pelotão ambiental de Canela, pelo telefone funcional (54) 9 8416-4079.
📞 Denuncie maus-tratos
A Brigada Militar reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso das operações. Casos de suspeita ou flagrante de maus-tratos a animais podem ser denunciados de forma anônima.
📱 Telefone funcional do Pelotão Ambiental de Canela:
(54) 9 8416-4079
🌐 Ou pelos canais oficiais da Brigada Militar.