Durante a terça-feira (4), a Polícia Ambiental, em cumprimento de demandas da Delegacia de Polícia de Canela e após o recebimento de denúncias, realizaram vistorias em obras e estabelecimentos rurais, no município de Canela.
Após realizar vistoria em uma obra onde havia denúncia de possível irregularidade, constatou-se que o responsável abusou de autorização expedida pela Secretaria de Meio Ambiente, cortando um número maior de árvores nativas que o permitido, contrariando o projeto proposto e aprovado.
Já no interior de Canela, a guarnição realizou vistoria em uma propriedade rural, local que após registro indicava o corte de vegetação nativa e possível esbulho possessório (ocupação de área de maneira indevida). Foi averiguada a propriedade e ratificada a ocorrência com a verificação de corte de árvores nativas, uso do fogo para eliminação de restos florestais e uso da propriedade “vizinha” para plantio, ao que tudo indica, sem o consentimento do proprietário.
As inspeções de locais mencionadas foram geradas após solicitação de vistoria da Delegacia de Polícia de Canela, onde foram identificados os suspeitos, autuados e em consequência, responderão a investigação criminal, onde será produzido Auto de Constatação de Dano Ambiental.
Entre a realização das vistorias houve o patrulhamento ambiental no interior do município de Canela. Houve foco nas localidades de Linha São Paulo e Morro Calçado, com a intenção de coibir crimes de caça e de toda ordem.