11.3 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoPinheiro Multissecular é tombado como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis

Pinheiro Multissecular é tombado como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis

Publicidade

Uma cerimônia simbólica realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, oficializou o tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis. O ato aconteceu em volta do exemplar de araucária angustifólia, com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, do vice-prefeito Martim Wissmann, e da proprietária do terreno em que a árvore está, Lourdes Grings. A cerimônia foi concluída com um abraço coletivo no Pinheiro.

O Pinheiro Multissecular está localizado na Linha Imperial, no Sítio Dona Amália, em uma área de 707,26 metros quadrados. Na cerimônia, alunos e professores das escolas Ottinho e Bom Pastor, que desenvolveram trabalhos em sala de aula sobre as araucárias, apresentaram suas pesquisas como forma de homenagear a araucária e a iniciativa de tombamento.

Publicidade

O prefeito Jorge Darlei Wolf agradeceu a proprietária Lourdes Grings por ser parceira do Poder Público na preservação desse exemplar de araucária, e afirmou que todas as vezes que representa Nova Petrópolis em eventos fora da cidade, faz questão de valorizar esse patrimônio natural. “Precisamos preservar o Pinheiro para que ele continue aqui para as futuras gerações”, disse.

Publicidade

Lourdes Grings falou sobre o sentimento de ver que o Pinheiro poderá realmente ser preservado. A árvore sempre foi alvo da proteção de Lino Grings, pai da proprietária e primeiro prefeito do município. Ela também pediu que o projeto de transformar a área em uma reserva ambiental tenha continuidade para que a fauna e a flora da região sejam protegidas e restauradas. Nesse sentido, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, o prefeito ressaltou que o Município vai trabalhar para que isso seja possível. “Vamos poder buscar recursos governamentais para melhorar os acessos e a área do Pinheiro, incentivando o turismo”, afirmou o secretário. 

A iniciativa de tombamento do Pinheiro Multissecular como Patrimônio Natural de Nova Petrópolis surgiu pelo trabalho das secretarias municipais de Educação, Cultura e Desporto e de Agricultura e Meio Ambiente. Os esforços para que a medida de proteção se concretizasse contou com a parceria da proprietária Lourdes Grings, que no dia 18 de agosto assinou o termo de autorização para que a Prefeitura pudesse agir.

Participaram do ato simbólico de tombamento o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Schwantz; o diretor do Arquivo Histórico Municipal, Pedro Scheer; a presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach; e a integrante da comissão que está à frente do tombamento, Jussara Prates. Membros da equipe do Departamento de Cultura da Prefeitura também estiveram presentes.

Conheça mais sobre o Pinheiro Multissecular

A árvore, considerada ponto turístico do município, está situada na rua Josef Grings, em Linha Imperial, em um terreno com área de 707,26 metros quadrados, nomeado de Sítio Dona Amália. O Pinheiro possui 35,1 metros de altura e 2,07 metros de diâmetro.

De acordo com pesquisa do Departamento de Cultura do Município, o exemplar de Pinheiro presente em Nova Petrópolis é considerado como a décima araucária gigante com diâmetro à altura do peito da região sul do Brasil e a segunda maior do Rio Grande do Sul – ficando atrás apenas da árvore localizada no Parque do Pinheiro Grosso, em Canela.

Conforme relata Lourdes Grings, o terreno em que o Pinheiro Multissecular está foi adquirido por seu pai, Lino Grings, que veio posteriormente a ser o primeiro prefeito de Nova Petrópolis. Em 1998, pelos registros de jornais da época, a árvore passou a ser ponto de visitação, ganhando um acesso com placa de identificação.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.