Durante a tarde desta segunda-feira (03), no município de Gramado, os Policiais Militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizam o salvamento de serpenteantes da espécie jararaca-falsa. Os répteis foram encontrados no interior de uma residência do município. A guarnição realizou a captura de três filhotes de serpente e realizou a devolução ao meio ambiente em um lugar afastado da zona urbana de Gramado.
A Falsa Jararaca (Xenodon neuwiedii) são encontradas em áreas abertas da mata, ativa durante o ano todo com maior visibilidade entre fevereiro e maio, época de nascimento dos ovos. Sua alimentação é restrita a uma categoria de presa, os sapos, que são capturados quando estão em atividade ou repousando no chão da mata. Para abocanhar a presa, perfura os pulmões com seus dois dentes compridos anulando qualquer tipo de defesa. Costuma deformar sua cabeça em forma de triângulo quando ameaçada. Conhecida como falsa jararaca, seu comportamento intimidador e o padrão de coloração fazem com que seja confundida com a serpente Bothrops jararaca. Não é peçonhenta, ou seja, é inofensiva ao homem.
Garantia da segurança no pleito eleitoral na zona rural
Durante o domingo (2) os Policiais Ambientais realizaram patrulhamento ostensivo nas áreas rurais dos municípios de Canela e São Francisco Paula. As atividades típicas de polícia ostensiva, tiveram por objetivo principal garantir a tranquilidade e a normalidade do pleito eleitoral nas seções localizadas em zonas rurais dos referidos municípios.
Durante as atividades, que foram executadas dentro das diretrizes definidas pelo TSE e pelo comando da Brigada Militar, não foram flagradas ilegalidades ou ocorrências que viessem a ser necessária intervenção policial.