A Polícia Ambiental (Patram), durante a manhã de segunda-feira (27), no bairro Santa Terezinha, em Canela, realizaram averiguação de denúncia de maus tratos a animal doméstico e cativeiro de pássaros silvestres. No local, após averiguação, foi constatado que um cão, sem raça definida, porte médio, não se encontrava em situação de maus tratos.
Porém, foi constatado a manutenção em cativeiro de um exemplar de pássaro nativo, da espécie Caturrita (Myiopsitta monachus), sem possuir autorização ambiental para a atividade. Desse modo, foi lavrada a ocorrência por crime contra a fauna, sendo a ave apreendida e encaminhada a um criadouro autorizado, para que seja possível a sua reinserção no seu habitat natural.
Em outro local, na estrada do Canastra, interior do município de Canela, denúncia davam conta de que em um sítio existiam pássaros silvestres em cativeiro. Após averiguação na localidade, o sitio estava com aspecto de abandonado, sem indivíduos no local, não sendo constatado pássaros em cativeiro.
Ainda em Canela, a Polícia Ambiental realizou averiguação de denúncias de maus tratos a animais domésticos. A informação era de que havia quatro cães em situação de maus tratos, sem espaço, sem abrigo, comida e água, em uma residência na área central de Canela.
Em outra residência a denúncia era de que três cães estariam também em situação de maus tratos, sem comida e água.
Mediante as informações a guarnição foi até os locais, sendo avaliada a situação dos animais, a qual, de acordo a Resolução n°1.236/2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, não configura maus tratos.