Durante a madrugada de terça-feira (14), a Polícia Ambiental (Patram) realizou uma operação de fiscalização a caça ilegal no interior do município de São Francisco de Paula. A atividade transcorreu durante o raiar do dia, até o início da manhã, não sendo identificadas irregularidades.
A guarnição promoveu ação de presença, montando barreira, culminando com a abordagem de veículos transportando cães de caçadores regulares, que estavam a caminho do local de abate de Javalis. Os abordados colaboraram com a revista e verificação dos documentos de porte necessário para a prática de manejo de fauna exótica invasora (Javali). Seus cães foram observados e não existiam indícios de crime de maus tratos.
Conversão de campo nativo em lavoura
Ao fim da manhã, realizando patrulhamento ambiental rural, a guarnição flagrou a conversão de campo nativo em lavoura. Foram mais de 5 hectares de campo nativo (vegetação rasteira nativa da região), convertidos em lavoura. No local foi verificado o trator e arado utilizado na prática.
Uma notificação foi lavrada para que o proprietário da área apresente autorização ambiental para a prática mencionada. Não foi lavrada multa ou auto de infração, uma vez que o Policiamento Militar Ambiental, atua na fiscalização de crimes ambientais e não na esfera civil ou administrativa. Caso o responsável tenha causado dano ao campo nativo, será lavrado Boletim de Ocorrência Policial em seu desfavor, e informado a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, SEMA, que conforme seu protocolo, poderá iniciar processo administrativo.