Na tarde deste domingo (27), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), receberam denúncia através do aplicativo Whatsapp, de que haviam pessoas retirando pinhas verdes, interior do município de Canela. A guarnição ao chegar no local indicado, de pronto identificou os responsáveis, que haviam retirado pinhas imaturas de Pinheiro Araucária angustifólia.
Com o uso inicialmente de corda mais fina, tipo varal, com um ferro(peso), na ponta, e posteriormente, após lançar a corda fina, a amarravam em outra, confeccionada em sisal, para que pudessem puxar os galhos e obter as pinhas.
A coleta do pinhão só é permitida após o dia 15 de Abril, conforme Portaria Normativa nº 20. A justificativa ambiental para esta determinação é oportunizar a alimentação dos animais como Cutias e papagaios de diferentes espécies, sem falar na Gralha azul que se alimenta do produto florestal e possui a importante função de dispersora da semente no meio ambiente. Além do processo criminal os autores podem sofrer processos administrativos. Incorre no mesmo delito quem guarda, adquire, exporta, tem em depósito e expõe a venda.
Patrulhamento Rural
Ainda no domingo (27), os Policiais Ambientais realizaram patrulhamento motorizado no interior do município de Canela, mais precisamente nas localidades de Morro Calçado, Bugres, Linha São Paulo e Canastra. A ação teve como objetivo coibir crimes relacionados ao meio ambiente bem como de toda ordem. Na oportunidade foram abordados veículos e identificados seus ocupantes, não sendo identificadas irregularidades.