Na manhã de segunda-feira (28), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), realizaram a doação de grande quantidade de pinhão, aproximadamente 1 tonelada, apreendido após ocorrências registradas na região por retirada das pinhas imaturas, verdes, de Pinheiro Araucária angustifólia. O Produto vegetal só tem sua coleta permitida após dia 15 de abril, conforme Portaria normativa nº 20 do IBDF. Nas fiscalizações os produtos foram recolhidos e pesados, e por fim destinados ao consumo animal por se tratar de produto perecível e não possuir maturação suficiente para o consumo humano.
No ano de 2021, houve a possibilidade de doação a diferentes instituições sem fins lucrativos para que fossem destinadas a pessoas de baixa renda e na própria alimentação durante a realização de projetos sociais. Neste caso, as pinhas estavam muito imaturas. O GramadoZoo se dispôs a receber o produto apreendido por possuir em seu plantel de animais, diversas espécies que tem no pinhão a sua principal fonte de alimentação. A exemplo da Gralha azul, que faz a dispersão de sementes ao ambiente.
O Decreto Federal nº 6514/08, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, menciona em um de seus artigos e pode ser entendido como adequado este enquadramento, o valor de R$ 300,00 de multa por quilo de produto apreendido, retirado de forma irregular. A intenção durante as ações é oportunizar a fauna, que se alimente desta fonte, onde existem estudos que comprovam a migração de pássaros como o Papagaio Charão, que realizam viagem entre Paraná e Rio Grande do Sul, e sua base alimentar é o pinhão.