A Polícia Ambiental, nesta quarta-feira (22), realizaram vistoria em atividade de lavagem de veículos no município de Gramado, fiscalizaram denúncia de maus tratos a cão e ao fim do serviço flagraram crimes contra a flora no interior de Canela.
As lavagens de veículos devem possuir Licença de Operação (LO) válida e estar funcionando de acordo com as normas ambientais. O estabelecimento vistoriado cumpria com as exigências.
Já no interior de Canela, foi flagrado dano em área de retirada de Pinus, vegetal exótico, porém em área de preservação permanente de curso natural d’água, córrego. Os exóticos ao serem retirados danificaram vegetação nativa.
Em local próximo, a guarnição flagrou a utilização de motosserra em vegetação nativa sem autorização e sem Licença de Porte e Uso (LPU). A LPU é necessária para quem possui motosserra. O cadastro é feito no site do IBAMA e expedida guia, com um pequeno valor de taxa, que geralmente é válido por dois anos, por equipamento. O não cadastramento e dependendo da utilização do equipamento, incide em crime ambiental. Neste caso, duas pessoas tiveram lavrados em seu desfavor Termo Circunstanciado e se comprometeram a comparecer no Forum quando intimados. Após, foram liberados.