Publicidade

Na manhã de segunda-feira (11), o efetivo do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), desencadeou três operações entre os municípios de Canela e Gramado e realizou uma prisão. No município de Canela aforam duas operações executadas pela manhã. Uma delas foi realizada em conjunto a Polícia Civil e Fiscais da Prefeitura Municipal, e tinha por foco principal as ocupações irregulares (loteamentos clandestinos) onde há grande incidência de crimes, especialmente os contra o meio ambiente. Nesta operação um homem foi preso em flagrante, sendo tomadas as medidas legais cabíveis.

Outra Operação ocorreu em conjunto a agentes do ICMBio, onde foram verificadas intervenções em área de Preservação Permanente junto a área da Floresta Nacional de Canela, sendo também tomadas as medidas legais cabíveis ao caso.

No município de Gramado foram as atividades ocorreram no período da tarde, os policiais executaram a fase “Blaster” da Operação “Força Verde” do Comando Ambiental da Brigada Militar. Nesta operação os policiais contaram com o apoio de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


A Operação Blaster tem como foco principal o combate a crimes em área de mineradoras, pedreiras e britadores, especialmente os que utilizam explosivos para detonação de rochas.
Neta Operação foram constatadas irregularidades, para as quais foram tomadas todas as medidas legais cabíveis.

Beija-Flor resgatado

Por volta das 12h30min, ainda na segunda-feira, os Policiais Ambientais acabavam de liberar-se de operações em Canela e iria realizar sua refeição, e em seguida deslocaria ao município vizinho para mais uma tarde de atividades operacionais. Neste meio tempo, os policiais receberam via celular a solicitação do Senhor Maurício, pai de Isabella, uma simpática menina de 9 anos, que havia salvo um beija-flor.

O animal foi encontrado por Isabella com uma das asas ferida, e insistiu com o pai que somente entregaria aos policiais da PATRAM, pois estes cuidariam dele. O almoço foi adiado, e os policias foram ao encontro da pequena heroína, que carinhosamente entregou a ave a um dos policiais, protegida com pedaços de uma estopa para ficar quentinha. Dali, os policiais já deslocaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canela, onde um dos servidores daquele órgão já esperava a ave para encaminhar a atendimento médico veterinário.

Os soldados do Comando Ambiental relataram a alegria da pequena Isabellla em realizar o ato heroico de salvar o beija-flor, sendo notório ainda, o contentamento dos militares na admiração da pequena pela instituição. Momentos como este fazem valer cada dia de esforço e dedicação em bem servir a comunidade como integrantes do Comando Ambiental, o braço verde da Brigada Militar.

Fotos: Soldados Buss e Felipe
Publicidade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.