Publicidade

Na manhã de segunda-feira (11), o efetivo do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram), desencadeou três operações entre os municípios de Canela e Gramado e realizou uma prisão. No município de Canela aforam duas operações executadas pela manhã. Uma delas foi realizada em conjunto a Polícia Civil e Fiscais da Prefeitura Municipal, e tinha por foco principal as ocupações irregulares (loteamentos clandestinos) onde há grande incidência de crimes, especialmente os contra o meio ambiente. Nesta operação um homem foi preso em flagrante, sendo tomadas as medidas legais cabíveis.

Outra Operação ocorreu em conjunto a agentes do ICMBio, onde foram verificadas intervenções em área de Preservação Permanente junto a área da Floresta Nacional de Canela, sendo também tomadas as medidas legais cabíveis ao caso.

Publicidade

No município de Gramado foram as atividades ocorreram no período da tarde, os policiais executaram a fase “Blaster” da Operação “Força Verde” do Comando Ambiental da Brigada Militar. Nesta operação os policiais contaram com o apoio de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Publicidade


A Operação Blaster tem como foco principal o combate a crimes em área de mineradoras, pedreiras e britadores, especialmente os que utilizam explosivos para detonação de rochas.
Neta Operação foram constatadas irregularidades, para as quais foram tomadas todas as medidas legais cabíveis.

Beija-Flor resgatado

Por volta das 12h30min, ainda na segunda-feira, os Policiais Ambientais acabavam de liberar-se de operações em Canela e iria realizar sua refeição, e em seguida deslocaria ao município vizinho para mais uma tarde de atividades operacionais. Neste meio tempo, os policiais receberam via celular a solicitação do Senhor Maurício, pai de Isabella, uma simpática menina de 9 anos, que havia salvo um beija-flor.

O animal foi encontrado por Isabella com uma das asas ferida, e insistiu com o pai que somente entregaria aos policiais da PATRAM, pois estes cuidariam dele. O almoço foi adiado, e os policias foram ao encontro da pequena heroína, que carinhosamente entregou a ave a um dos policiais, protegida com pedaços de uma estopa para ficar quentinha. Dali, os policiais já deslocaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canela, onde um dos servidores daquele órgão já esperava a ave para encaminhar a atendimento médico veterinário.

Os soldados do Comando Ambiental relataram a alegria da pequena Isabellla em realizar o ato heroico de salvar o beija-flor, sendo notório ainda, o contentamento dos militares na admiração da pequena pela instituição. Momentos como este fazem valer cada dia de esforço e dedicação em bem servir a comunidade como integrantes do Comando Ambiental, o braço verde da Brigada Militar.

Fotos: Soldados Buss e Felipe
Publicidade