Durante este semana a Polícia Ambiental (Patram), realizou patrulhamento ostensivo ambiental e rural no município de São Francisco de Paula. As atividades típicas de polícia ostensiva, foram executadas na rota das barragens, estrada da balança e outras vicinais do distrito de Elétra, com principal objetivo de coibir crimes de caça e pesca predatórios.
Os policiais também realizaram em São Francisco de Paula a verificação de denúncias de maus tratos a um equino. No local dos fatos, foi localizado o animal já em óbito, o qual estava muito magro. O tutor apresentou-se no local, apresentando medicamentos que estaria aplicando no animal, afirmando ainda que a debilidade do animal é decorrente da avançada idade, aproximadamente 30 anos. E, que por falta de dentição, não conseguia alimentar-se corretamente. Mediante os fatos, e dentro da total legalidade, foi oportunizada a apresentação da documentação médica que comprove a situação, sob pena de responsabilização por maus tratos com resultado morte. O caso ainda não foi encerrado pelos policiais.
Os policiais também realizaram o atendimento de demandas e denúncias no município de Gramado. Em uma delas, foi realizado o salvamento de um exemplar de Pelincho. O animal que também é chamado de Anú-branco ou rabo-de-palha, foi resgatado por alunos e professores das Escola Mosés Bezzi, tendo sido localizado com uma asa quebrada. Após o recolhimento, os policiais encaminharam a ave a atendimento médico veterinário, e posteriormente será solto (se possuir condições) ou enviado a um mantenedor da fauna silvestre.
Quando em patrulhamento no município de Três Coroas, os policiais avistaram, no pátio de uma residência, em uma gaiola, um exemplar de papagaio-do-mangue. Em contato com os tutores, estes informaram não haver licença para a animal. Mediante os fatos, e por tratar-se de animal silvestres da fauna brasileira, foi lavrada ocorrência policial e tomadas as medidas legais cabíveis.