Durante a manhã de segunda-feira (14), policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela (Patram) juntamente com Fiscais do Meio Ambiente de Canela realizaram a fiscalização de casa irregular. Ao chegar no local, foi identificado dois cães em situação de maus tratos estando os animais em meio as fezes de alguns dias. O vasilhame de água estava com limo em todo seu interior, além disso, um dos cães possuía um abrigo em péssimas condições e o local era completamente úmido. Ambos os animais estavam presos em péssimas condições tendo uma corrente curta.
Diante do exposto, foi constatado pela guarnição a situação de maus tratos, conforme preconiza a Resolução nº 1.236 de 2018, do Conselho Federal de Medicina Veterinária que define e caracteriza crueldade, abuso e maus-tratos contra animais vertebrados, configurada a situação de maus tratos a animal doméstico.
O responsável não se encontrava no local sendo lavrada pela secretaria de meio ambiente uma notificação para regularizar e foi efetuada a apreensão dos animais nomeando fiel depositário para regularizar o ambiente, sob o risco de perder a posse do animal caso permaneçam as condições apresentadas.
Resgate de Ave Nativa
Ainda na manhã de segunda-feira, os Policiais Ambientais realizaram o recolhimento de uma ave nativa, um Papagaio-verdadeiro. A ave foi encontrado por populares e entregue a guarnição, o animal foi encaminhado ao CEMPRA de Canela para avaliação de médico veterinário.