19.6 C
Canela
quarta-feira, novembro 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioSegurançaPATRAM Canela auxilia no resgate de mais de 140 pessoas desabrigadas em...

PATRAM Canela auxilia no resgate de mais de 140 pessoas desabrigadas em Canoas e Porto Alegre

Publicidade

REGIÃO – Durante todo o dominfo (05/05), POliciais Ambientais de Canela, em conjunto com equipe formada por uma bombeiro militar de Canela e civis das cidades de Canela e Gramado, realizaram ações de resgate e salvamento de pessoas e animais em áreas alagadas nos bairros Mathias Velho, município de Canoas e Bairro Humaita em Porto Alegre.

Publicidade

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da madrugada de domingo, com o total de oito embarcações, duas militares e 6 pertencentes a voluntários. Para uma melhor comunicação e segurança, o efetivo militar foi dividido nas embarcações.

A área de ação foi definida a partir de pedidos de socorro, uma vez que a prioridade estava sendo o centro de Canoas, deixando desassistidas as localidades mais afastadas. Com esta informação o comandante do pelotão ambiental, Tenente Ritter, direcionou as equipes a partir da RS 448, em um dos poucos pontos possíveis de largar os barcos na água. Encorajados pela presença da polícia militar no local, outros voluntários seguiram as viaturas e puderam auxiliar pessoas ilhadas.

Publicidade

As ações tiveram como resultado o salvamento de 146 pessoas aproximadamente, resgatadas e emcaminhadas as equipes de saúde que estabeleceram locais para acolhimento dos flagelados. Da mesma forma, foram retirados de telhados e do interior de casas alagadas o total de 28 animais. Uma das casas com água quase no telhado, teve que ter quebrada a janela para remoção de uma gatinho prestes a se afogar.

Por conta do destino, o local de posicionamento das embarcações favoreceu o acesso a uma casa de dois pisos, onde no segundo andar estava abrigando pessoas com deficiências diversas, provenientes de duas clínicas particulares que haviam sido tomadas pelas águas. O total de sessenta pacientes dentre os quais 10 cadeirantes foram removidos a local seguro.

Primar pela segurança dos voluntários se justificou quando duas pessoas foram presas por ameaça armada. Um dos homens armado com revolver calibre 38, renderam e estavam conduzindo um homem contra sua vontade. O policial militar, De Aquino, após ter sido solicitado por um homem tripulando uma moto aquática que relatou os fatos, embarcou na moto aquática e logrou êxito em abordar a embarcação. Um dos autores ainda tentou sacar a arma e foi rendido pelo militar. Os homens foram presos e conduzidos ao presídio.

Após a manhã desgastante de intensos trabalhos no Bairro Mathias Velho, que envolviam identificar pessoas necessitando de auxílio, manobrar barcos, carregar as pessoas e depois transportar por um grande percurso até o ponto de etendimento, as equipes foram para o bairro Humaitá, localizado próximo a Arena do Grêmio, onde puderam auxiliar mais pessoas na mesma situação.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | O prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou nesta terça-feira (26/11) o nome de José Carlos Doncatto como o futuro titular da Secretaria de Fazenda para sua gestão. Formado em Administração de Empresas com pós em Gestão...
GRAMADO | Está em cartaz desde o dia 19 passado, na Câmara de Vereadores de Gramado, algumas das obras de arte produzidas ao longo deste ano nas oficinas realizadas pelo projeto Expressividades – Diversidades Humanas e Artísticas.Já foram desenvolvidas 15...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.