Durante o domingo (25), a Polícia Ambiental (Patram) realizou atendimentos a denúncias nos municípios de Gramado e Canela. Em Gramado, a guarnição procedeu vistoria em um estabelecimento, bar, que estaria oferecendo almoço de carnes de caça, (Tatu e Quati). No ato da vistoria não foi flagrado o delito.
Conforme os policiais, além de crime de natureza ambiental, onde a pessoa que for flagrada cometendo esta prática, pode responder a processo, ao infrator será imposta multa pecuniária. A carne de Tatu, quando consumida pode gerar micose pulmonar, dentre outras doenças. Os animais são silvestres e não estão sujeitos as fiscalizações sanitárias. Fatos delituosos também são a caça, transporte e comércio de carne de caça.
Já no município de Canela, a guarnição atendeu denúncia de retirada de Pinus, em faixa de domínio da rodovia RS 476, Passo do Inferno. A guarnição procedeu vistoria e não identificou no ato, crime relacionado ao meio ambiente. A estrada não estava bloqueada e não foi visualizado risco ao trânsito.
Em contato com o Pelotão Rodoviário de Gramado, não foram registradas ocorrências, até o momento no local. Nos dois municípios foram realizados patrulhamentos e barreiras policiais nas estradas do interior.