Na manhã de terça-feira (5), Policiais Militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Canela (Patram), em atendimento a denúncia feita através do telefone funcional (54) 98417-4079, realizaram ações de fiscalização ambiental em propriedade privada a qual estava sendo invadida.
Com o objetivo de surpreender os infratores, a guarnição fez buscas no meio do mato, local indicado pelo proprietário da área de terras, porém não logrou êxito em flagrar os resposáveis pela invasão. No local pode ser constatado o esbulho possessório, ou seja, lesão a posse, de forma clandestina, invasão de terras com o intuito de construção de residências.
O espaço é destinado ao plantio de mudas nativas, sendo área de reserva e também de compensação ambiental pelas atividades desempenhadas pela empresa instalada na propriedade. Além da usurpação ao patrimônio, há crime ambiental caracterizado pelo corte de vegetação nativa.
O Policiamento Ambiental de Canela adverte, compra e venda de lotes de terras, devem seguir os trâmites legais, com a transmissão do bem através de escritura pública e em áreas rurais, a dimensão mínima da propriedade deve ser respeitada, sob pena de responsabilização penal, administrativa e civil.
Foram identificadas três casas irregulares e próximo a este local, foram encontradas ainda estacas e piquetes, característicos de atividade de parcelamento do solo. Foi lavrado boletim de ocorrência policial, e procedimentos a fim de identificar os responsáveis pela invasão e danos.