17.7 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioTurismoParque dos Pinheiros está aberto ao público há um ano

Parque dos Pinheiros está aberto ao público há um ano

Publicidade

Há exatamente um ano (28 de fevereiro), o Parque dos Pinheiros, situado no Mato Queimado, em Gramado, foi aberto oficialmente ao público. Desde então, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem promovido visitas em determinados dias, com a possibilidade de moradores e turistas caminharem, fazerem trilhas e piqueniques, além de contemplar a natureza, O parque tem área de 135 hectares, sendo sete de área alagada.
Segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a abertura do parque à visitação segue um calendário divulgado sempre no início de cada mês. E as datas de visitação seguem as rotinas de trabalho dos técnicos da Secretaria. O atrativo só abre para visitação em dias em que os técnicos da Secretaria podem acompanhar por causa da segurança e da necessidade de transmitir informações sobre o local, explica a secretária. Cristiane se diz satisfeita com a visitação, tanto de gramadenses como de visitantes.
Neste primeiro ano, segundo ela, foram realizados plantios de árvores e promovidas oficinas de observação de pássaros e concurso de fotografias. Ela destaca a parceria nestas ações com as secretarias de Educação, Cidadania e Assistência Social e de Esporte e Lazer.
Junto com a Superintendência Estadual do Ibama, a Secretaria está trabalhando para que a soltura de aves silvestres apreendidas pelo órgão federal ocorra no Parque dos Pinheiros. “No decorrer deste ano queremos formalizar isso, permitindo que o parque sirva para reintegrar as aves à natureza”, afirmou Cristiane.

Segurança da barragem
Construída na década de 80, a barragem do Parque dos Pinheiros nunca teve um estudo técnico da sua estrutura. Por isso foi licitada uma empresa que deverá fazer o plano de emergência e o plano de segurança da estrutura de barramento da água como um todo. “Todas as barragens precisam ter este estudo, que é fundamental para conhecer a sua estabilidade, pois existem residências nas proximidades da área alagada. E hoje não se sabe como está aquela estrutura”, afirma Cristiane. O contrato com a empresa vencedora deve ser assinado nos próximos dias.

Unidade de Conservação
Dia 6 de março, às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Gramado, será assinado o decreto para a criação da Unidade de Conservação do Parque dos Pinheiros. Esse decreto oficializa o atrativo como a primeira Unidade de Conservação local, denominada Parque Natural Municipal dos Pinheiros e, posteriormente será incluído no Sistema Nacional de Unidades de Conservação. “A partir disso a gente consegue fazer a gestão do parque com uma visibilidade nacional, inclusive podendo receber recursos do Estado e da União, para investir no parque”, afirma Cristiane. Essa mudança de categoria – de parque municipal para Unidade de Conservação – também aumenta as garantias de preservação deste espaço natural.
Mesmo sendo uma Unidade de Conservação, o parque continuará tendo as características atuais, podendo continuar a receber visitação e inclusive ser concedido à iniciativa privada.

Concessão pública


Foi aprovado na Câmara de Vereadores, em dezembro passado, o projeto de lei que permite a concessão do parque à iniciativa privada. A minuta do edital de concessão, através de concorrência pública, já está em fase final de elaboração. Ele prevê, por exemplo, que a empresa vencedora pode explorar os serviços de ecoturismo e visitação do parque por 25 anos. Entre as exigências está a previsão de investimentos de mais de R$ 9 milhões no parque nos dois primeiros anos. Além disso, está previsto um repasse de até R$ 1 milhão ao município, além do que está previsto em investimentos.
A empresa vencedora da concorrência poderá cobrar ingresso no parque, mas moradores de Gramado estarão isentos de cobrança. Segundo a secretária Cristiane, em princípio as atividades na área alagada não serão possíveis até que seja concluída a avaliação da estabilidade da barragem. Após a conclusão destes estudos será analisada a viabilidade de esportes aquáticos, sem o uso de motor.
O parque deverá ter centro de visitas, restaurante e lojas, e permitir a prática de tirolesa, arvorismo e outras atividades de ecoturismo. Segundo a secretária de Meio Ambiente, a intenção é ser mais um atrativo turístico de Gramado e ser um espaço de educação ambiental e valorização do turismo sustentável.

Publicidade


Fotos: Carlos Borges e Divulgação

Publicidade

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.