25 C
Canela
domingo, maio 5, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraAgroindústrias serão regularizadas no Programa Gramado Colônia

Agroindústrias serão regularizadas no Programa Gramado Colônia

Publicidade

O talento, a produção e os esforços da comunidade do interior são regularizados por meio do Programa Gramado Colônia. Dentro deste projeto, 10 novas agroindústrias serão formalizadas: estes negócios rurais receberam a documentação que viabilizará a sua regularização na tarde da quinta-feira, dia 27.
A solenidade reuniu integrantes da zona rural e lideranças de Gramado – que reiteraram a necessidade da promoção do desenvolvimento do interior do município. O encontro foi realizado na propriedade de Nilton e Leila Lazaretti, na Linha Tapera. “Esse é um passo a mais que a gente está dando. Gostaria que meu bisavô estivesse aqui para ver isso acontecendo, porque foi ele que começou tudo aqui. Agora a gente está na quarta geração, então é um orgulho”, afirma Nilton Lazaretti.

Sustento


Desde o início oficial deste programa, no segundo semestre de 2018, um total de 54 agroindústrias foram incentivadas – por meio de um investimento de R$ 200 mil da Prefeitura de Gramado. Para o secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, esta é uma forma de valorizar os gramadenses que têm seu sustento no interior. “A ideia, com estas ações, é canalizar os produtores para um novo mundo: o mundo do turismo, do mercado institucional (merenda escolar), da Casa do Colono. É apoiar estas produções e motivar estes trabalhadores”, pontua.

Prefeito em exercício

Publicidade


O vice-prefeito Evandro Moschem assume como prefeito em exercício na quinta, dia 27, e nesta sexta-feira, dia 28. No primeiro dia atendeu a comunidade no gabinete e visitou empresas. No final da tarde participou desta solenidade de entrega dos certificados aos produtores rurais. “Acreditamos que é na agricultura que também diversificaremos a matriz econômica de Gramado. Hoje 4% da economia do município gira em torno deste segmento. Isso pode parecer pouco, mas não é. E temos muito o que crescer ainda”, aposta Moschem.

“Vai profissionalizar nosso trabalho”
Severino e Adriana Ecker atuam há uma década na produção de frutas secas e de graspa. O casal, acompanhada do filho Gustavo, confirma que a regularização da agroindústria deverá favorecer o comércio de seus itens. “Vai ser uma baita ajuda, porque vai profissionalizar nosso trabalho. Assim a qualidade vai estar ainda mais garantida”, assegura Adriana.

Agricultores contemplados

Publicidade


Volmir Fais – Verduras embaladas
Leonardo Cavichion – Vinhos e sucos orgânicos
Juliano Klemann – Conservas e doces de frutas
Severino Ecker – Graspa
Ereonita Cavichion – Frutas secas
Nilton Lazaretti – Vinhos e graspa
Sérgio Hörlle – Biscoitos, cucas e pães
Cláudia Schneider – Biscoitos
Carlos Weber – Derivados de açúcar
Eliezer Nascimento de Lima – Ovos



Fotos: Carlos Borges

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A semana foi de trabalho intenso de todas as Secretarias da Administração Pública de Gramado a fim de sanar os problemas causados pelo grande volume de chuvas que assolou todo o Estado.Equipes técnicas do Meio Ambiente, Planejamento...
CANELA - Na tarde de sábado (04/05), auxiliaram no resgate a uma família que buscava socorro para fugir de uma área de risco na zona rural de Canela. Na ocasião, os Policiais Ambientais receberam solicitação do Corpo de Bombeiros...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.