12.4 C
Canela
sábado, abril 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPapagaio é entregue de forma espontânea em Gramado

Papagaio é entregue de forma espontânea em Gramado

Publicidade

Um papagaio foi entregue de forma espontânea por um morador de Gramado aos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, nesta quinta-feira (30). A ave, da espécie Charão, não apresentava maus tratos, mas estava sendo mantido de forma inadequada, pois, os animais considerados silvestres não podem ser criados em cativeiro.

Segundo biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Thiago Henkes, a espécie está ameaçada de extinção na Categoria Vulnerável com ocorrências em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O papagaio-charão é considerado ave símbolo de Gramado conforme artigo 4º da Lei Orgânica.

Publicidade

“O papagaio-charão é um dos menores papagaios brasileiros, apresentando aproximadamente 32 centímetros de comprimento, possuindo a plumagem verde em sua maioria, além da coloração vermelha na testa, ao redor dos olhos e encontro das asas são características da ave. É a única espécie de papagaio que apresenta diferença entre os sexos (dimorfismo sexual)”, explicou Thiago.

Publicidade

Após a entrega, o animal passará por uma avaliação de suas condições físicas e comportamentais, para, após este processo, ser definido o seu destino pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA/RS). “Caso você crie um animal silvestre nativo é possível realizar a entrega voluntária nos órgãos ambientais. Este processo de entrega isenta a pessoa de ação penal, caso o animal não seja legalizado”, disse o biólogo.

Quem estiver criando um animal silvestre em residência sem a devida autorização, a orientação é entregar o bichinho voluntariamente aos técnicos do Meio Ambiente, no Centro Administrativo da Prefeitura de Gramado, que fica na Avenida das Hortênsias, nº 2029, Centro. Caso deseje que uma equipe vá até a residência resgatar o animal, ligue para o Fala Cidadão (54) 3286-2500.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.