19.6 C
Canela
sexta-feira, março 1, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasPagamento antecipado do IPVA garante descontos aos proprietários de veículos

Pagamento antecipado do IPVA garante descontos aos proprietários de veículos

Publicidade

Com o anúncio feito quarta-feira (20/12) pela Secretaria Estadual da Fazenda sobre a antecipação do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), inicia-se o processo de licenciamento 2024. Já estão disponíveis para pagamento todos os itens que compõem o licenciamento anual: imposto, taxa e multas vencidas. Este ano, o seguro DPVAT novamente é zero. Todas as obrigações podem ser quitadas informando a placa e o Renavam na rede bancária (Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Lotéricas da Caixa, Sicredi e Sicoob), ou por geração de código para pagamento por pix. 

Mesmo que a possibilidade de quitação antecipada já esteja disponível, o DetranRS alerta que o novo documento de licenciamento do veículo (CRLV) só será gerado nos canais digitais após a virada do ano, em janeiro de 2024. 

Publicidade

O calendário de licenciamento anual do DetranRS não coincide com o calendário do IPVA (definido pela Sefaz).  O IPVA vence em abril para todos os veículos, mas as datas máximas para quitação dos outros débitos variam conforme o dígito final da placa. O prazo de licenciamento se estende até 30/06/2024 para finais de placa 1, 2, 3, 4 e 5; e até 31/07/2024 para finais de placa 6, 7, 8, 9 e 0.

Publicidade

Confira as informações sobre a antecipação do IPVA 2024 divulgadas pela Secretaria Estadual da Fazenda: 

O pagamento do imposto poderá ser efetuado em cota única ou parcelado, e o cidadão pode aproveitar diversos benefícios e pagar o IPVA 2024 com os descontos de antecipação, dos Programas Bom Motorista e Bom Cidadão, e ainda a variação da UPF/RS (se quitado até 28/12/2023).

Antecipação até 28/12/2023

Pagando antecipadamente em dezembro (em cota única) e com a soma de todos os descontos máximos disponíveis, é possível obter redução de 28,06% sobre o valor total do IPVA, pois os descontos são cumulativos.

Desconto também para pagamento em janeiro, fevereiro e março

Outra possibilidade de pagamento do IPVA 2024 é a quitação em conta única com desconto em janeiro ou fevereiro ou março. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 29 de fevereiro, a redução é de 3%. Quitando até 28 de março, o desconto é de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF.

Além dos descontos pela antecipação, os proprietários também podem obter os benefícios de Bom Motorista (conforme multas de trânsito) e Bom Cidadão (conforme CPF colocado nas notas fiscais). Caso tenham direito a todos os benefícios, os contribuintes acumularão descontos máximos de 24,80% (janeiro), 22,40% (fevereiro) e 20,80% (março).

Desconto do Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas (condutores sem multas) estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para aqueles que não tiveram registro de infrações no período entre 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2023 (três anos), a redução será de 15%.

Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Desconto do Bom Cidadão (NFG)

A redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra. O benefício também tem três faixas de descontos:

  •  5% para quem possuir 150 notas ou mais;
  • 3% para quem tiver entre 100 e 149 notas;
  • 1% para o contribuinte que somar entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.

IPVA 2024 pode ser parcelado em 6 vezes

A medida, que foi implementada em 2022, somada aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho.

Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie em janeiro. Por exemplo, se o proprietário resolver parcelar o imposto em fevereiro, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo pix precisam gerar todo mês um novo código para o pagamento.

O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte pague a primeira parcela até 31 de janeiro de 2024 e tenha atenção para não perder o prazo das parcelas, que deverão ser quitadas mês a mês, até junho. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Calendário de pagamento do IPVA vai até abril, quando vencem as placas

Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar seu imposto até a data de vencimento da placa, que se encerra em abril, conforme determinado na lei estadual. O vencimento em 2024 segue a seguinte ordem:

Como pagar

Basta informar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos conveniados ou gerar o código para pix. Consulte valores na Central de Serviços do DetranRS ou no site https://ipva.rs.gov.br/. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito vencidas.

Onde pagar

Na rede bancária conveniada:

  • Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
  • Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa)
  • Lotéricas da Caixa (inclusive para não correntistas nas casas lotéricas)
  • Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento Whastapp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
  • Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)

Pagamento por pix

Para utilizar dessa facilidade, basta acessar a Central de Serviços do DetranRS, o site ipva.rs.gov.br ou o aplicativo do IPVA/RS e gerar o código de pagamento. No caso de parcelamento deverá ser gerado um a cada mês.

A opção por pix está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.

Fique atento a golpes no pagamento do IPVA

Fique atento para endereços falsos e golpes na internet. Acesse apenas o domínio oficial da Receita Estadual: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva. Lembrando que o governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA e que os sites verdadeiros do governo e da geração do código para pagamentos por pix estão no domínio rs.gov.br.

E principalmente, antes de efetuar o pagamento, verifique se as informações do destinatário estão corretas. O Beneficiário do pix do pagamento do IPVA será sempre:

  • Nome: IPVA Sefaz/RS
  • CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81
  • Instituição: Bco do Estado do RS S.A
  • Endereço: AV MAUA, 1155 – CENTRO HISTORICO – PORTO ALEGRE – RS – 90030080
  • Bco do Estado do RS S.A.

Saiba Mais

Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2005, exceto os isentos em lei.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
Na sexta-feira (1º) o parque abre exclusivamente para atender a programação do evento, das 16h às 22h.Gramado recebe, de 29 de fevereiro a 5 de março,  a Convenção de Vendas da CVC com mais de 1700 participantes, entre franqueados,...
Destinado a jovens e adultos com conhecimento ou experiência na área.CANELA - O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – CIDICA oferece curso de aperfeiçoamento aos processos de confeitaria, especialmente quanto a produção de tortas tradicionais, destinado...
GRAMADO - Uma atração que promete “tirar o fôlego” dos visitantes começa a ganhar forma e deve ter sua inauguração em abril de 2024 na divisa entre Gramado e Igrejinha. Diferente da maioria dos atrativos turísticos de Gramado que...
GRAMADO - Pelo terceiro ano, a Gramado Parks realiza o Diversão Solidária, projeto social que consiste na troca de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e fraldas infantis e geriátricas por ingressos para Snowland e Acquamotion – parques pertencentes ao Grupo.Com limite...
Evento reúne especialistas da área tributária para discutir e compartilhar desafios, tendências e inovações do setor!Gramado está sediando nesta quinta-feira (29), no Hotel Alpestre, o evento ‘Imersão Tributaristas do Sul’, dentro das atividades do ‘Movimento Tributaristas do Sul’, idealizado...
REGIÃO - O programa Microfone Aberto, da Rádio Massa recebeu nesta quinta-feira (29) o empresário Valceu Tegner (Alemão das Grama) que expôs uma questão que pode se tornar um grande problema para Canela e Gramado, relacionado a tubulação que...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.