Durante a tarde e noite de quinta-feira (10), a Polícia Civil deflagrou a última etapa da Operação Véio, com o objetivo de desarticular organização criminosa atuante no tráfico de drogas na cidade de Gramado. Na ação, oito integrantes do grupo foram presos preventivamente.
Quatro indivíduos já se encontravam recolhidos no sistema prisional e tiveram nova prisão decretada. Dentre eles, uma mulher apontada como um dos principais gerentes do tráfico na região, responsável por diversos pontos espalhados na cidade. Conforme apurado nas investigações, que duraram mais de dois meses, a mulher continuava gerenciando as operações do grupo criminoso de dentro da prisão. A distribuição dos entorpecentes e cobrança de valores do tráfico eram coordenadas e executadas pelo seu pai, preso em flagrante no dia 05 de agosto, com relevante quantidade de drogas. Na ação, outros três indivíduos, que foram presos em flagrante por tráfico de drogas ao longo das investigações, foram presos preventivamente.
Os demais suspeitos foram presos em Gramado, nos bairros Três Pinheiros e Piratini; e na cidade de Parobé. Eles atuavam na venda de drogas e auxiliavam o grupo criminoso com outras atividades, as quais englobavam ações como obtenção de celulares para que os traficantes usassem no comércio de drogas, com instalação de dispositivos ou programas para apagar remotamente dados dos aparelhos apreendidos pela Polícia, objetivando prejudicar as investigações realizadas.