29.4 C
Canela
sábado, 27 dezembro, 2025
spot_img
InícioSegurançaOperação conjunta combate uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado

Operação conjunta combate uso ilegal de câmaras de bronzeamento em Gramado


GRAMADO | Na manhã da última terça-feira (15), uma operação da Polícia Civil de Gramado e Canela, em conjunto com a Vigilância Sanitária de Gramado, cumpriu mandado de busca e apreensão em estabelecimentos de estética e residências do município que realizavam bronzeamento artificial com finalidade estética, baseada na emissão de radiação ultravioleta (UV), o que é proibido no Brasil desde o ano de 2009. Foram apreendidas três câmaras nestes locais.

A Resolução (Anvisa) nº 56/2009, que proíbe em todo o território nacional a importação, recebimento em doação, aluguel, comercialização e o uso dos equipamentos para bronzeamento artificial, com finalidade estética, baseados na emissão de radiação ultravioleta teve o reforço da Resolução – RE Nº 1.260, de 1º de abril de 2025 que legisla sobre a proibição do uso de lâmpadas de alta potência e utilizadas para bronzeamento artificial para fins estético como escurecimento de pele por indução de melonagênese.

Estudos apontam que a exposição a este tipo de radiação como fim estético, associado ao uso de outros produtos que aceleram o bronzeamento, podem causar danos à saúde, principalmente propiciando o desenvolvimento do Câncer de pele.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele melanoma é o tipo mais grave devido à alta possibilidade de provocar metástase, ou seja, a disseminação do câncer para outros órgãos. Ainda segundo estes dados, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde à 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

“Acredito que depois dos estudos realizados e do advento das legislações sanitárias vigentes que garantem a veracidade destes dados, o risco da radiação ultravioleta, como a de uma câmara de bronzeamento, não vale o benefício da beleza que se espera com a exposição”, comenta o Fiscal Sanitarista Angelo Casara Luciano. O fiscal ainda reforça que outras ações estão sendo organizadas a fim de conter a continuidade deste tipo de prática nas empresas de estética do município.

Fonte dos dados: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele

Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Uma briga entre vizinhos resultou em lesões graves na tarde de sexta-feira (26), por volta das 17h, no bairro São Lucas. O...
Canela celebra seus 81 anos de emancipação neste domingo, dia 28 de dezembro, com uma programação especial. As atividades iniciam no Multipalco da Praça...

Publicidade

spot_imgspot_imgspot_img

Populares

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img