A partir desta sexta-feira (20), 76 estudantes de Universidades de jogos do Estado do Rio Grande do Sul irão disputar a etapa regional da Game Jam, em São Francisco de Paula. O objetivo é desenvolver um game em 48h. Os projetos serão submetidos a uma avaliação sendo que o júri é composto por 16 empresas ligadas a Associação dos Desenvolvedores do RS. Os 3 melhores serão classificados para a semifinal que ocorre em 2024, em São Paulo.
O Diretor Executivo da AdJogos RS, Ivan Sendin, afirma que o evento está cada vez crescendo mais no nosso Estado. “Ele é fundamental para o setor, é o nosso draft, fazendo uma analogia aos esportes americanos antes da pré-temporada. Ele serve para gente analisar os novos talentos e dar oportunidade para eles entrarem em uma empresa ou abrir uma com o suporte da AdJogos”. Sobre a localização do evento o Diretor ressalta que “uma cidade de interior, na serra, que tem muito mais conexão com agricultura, entender a relevância dessa nova economia e abraçá-la é sensacional. A parceria com a prefeitura, que se iniciou ano passado, já vem trazendo bons frutos para o setor e para cidade”.
O vice-prefeito de São Francisco de Paula, Thiago Teixeira declara que “a participação da cidade em uma competição de tecnologia do porte da Game Jam Plus é uma excelente oportunidade para os jovens da cidade se inspirarem e desenvolverem suas habilidades e conhecimentos na área de desenvolvimento de jogos e programação. A indústria criativa tem sido uma das áreas que mais cresce no mundo e o mercado de jogos é um dos principais responsáveis por esse crescimento. Com a evolução da tecnologia e o aumento do interesse do público por jogos, há uma grande demanda por profissionais qualificados nessa área. Além disso, a promoção da inovação é fundamental para o crescimento econômico e social da região, criando novas oportunidades de emprego e atraindo investimentos para a cidade. Com a participação dos jovens em competições como essa, a cidade pode se tornar um polo de tecnologia e inovação no futuro”.
Ivan acrescenta ainda que a partir deste ano, a etapa regional da Game Jam conta também com o apoio do Sebrae o que ajuda com a logística, junto com a Prefeitura e alimentação dos participantes. O evento está presente em mais de 30 países e é referência no desenvolvimento de games.