O Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG) realiza nesta semana, Oficina de arte com reciclagem. Trata-se de uma atividade lúdica e sustentável, indo de encontro com o tema da 21ª Semana Nacional de Museus, “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. A ação promove a modelagem do Kikito, objeto símbolo do Festival de Cinema de Gramado, a partir de materiais como garrafas pet, papel, cola e tinta. Direcionada para o público infantil, a oficina tem duração aproximada de duas horas e cada participante poderá criar sua própria versão do Kikito, sendo devidamente orientado pela professora Claudia Kellermann sobre o processo e podendo pintar e decorar como preferir.
A ação foi realizada nesta segunda-feira (15) e também no sábado, 20/5, fechada para uma turma de 15 acolhidos pela PAMA – Pastoral do Menor Adolescente. Localizada em Gramado, a entidade visa “garantir Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação, participação democrática, com o intuito de contribuir na construção de uma cultura de paz com cidadania, rumo ao desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes.”
Sempre lembrando que o Museu do Festival de Cinema de Gramado é mantido pela Gramado Parks, responsável por toda a concepção desde sua inauguração em 2016, e tem como seus pilares o acesso democrático a cultura, e valorização das comunidades locais, no entorno de onde estão inseridos seus empreendimentos.
Localizado no andar superior do Palácio dos Festivais, o Museu está aberto diariamente das 10h às 21h e conta com a cafeteria Curta Café, oferecendo cardápio exclusivo e vista privilegiada da Avenida Borges de Medeiros e da Igreja São Pedro, duas das principais atrações turísticas da cidade.