Obras da Corsan beneficiarão abastecimento em Gramado

Gramado

91
Foto: Divulgação
Publicidade

Embora sejam previstas para serem executadas fisicamente em Canela e em São Francisco de Paula, algumas obras da Corsan devem impactar no abastecimento de água em Gramado. Em um primeiro momento essas obras vão aumentar a capacidade de tratamento da ETA 2 (Canela), ampliando a vazão de 295 l/s para aproximadamente 400 l/s.

Segundo a direção da Corsan, são obras de execução de adutora de água bruta DN 700 mm (Canela); adequação da captação de água bruta para 600 l/s (São Francisco de Paula); e complementação do bloco hidráulico da ETA 2 com nova calha parshall de 600 l/s (Canela). A água bruta é captada em São Francisco e tratada em Canela, de onde é distribuída para Canela e Gramado.

Publicidade

Segundo o prefeito Fedoca Bertolucci, estas obras fazem parte do compromisso acertado entre a Prefeitura e a Corsan para melhorar o abastecimento na cidade.

Publicidade

Benefícios da obra, segundo a Corsan:

– Maior capacidade de captação de água bruta

– Bombeamento reserva para 300 l/s

– Maior capacidade de adução de água bruta

– Nova calha parshall será útil quando da duplicação da ETA 2

– Os 300 l/s da elevatória operam sem grupo reserva, então qualquer grupo que falhe, a vazão cai em 1/3. E isso deixará de ocorrer com a execução dos dois novos grupos previstos no contrato

– Valores investidos: aproximadamente R$ 25,3 milhões, R$ 10 milhões em aquisição de tubos