O desportista Cristiano Port foi o nome escolhido pela Administração Municipal para comandar o Departamento Municipal de Esporte e Lazer de Canela (DMEL). E ele terá a difícil missão de resgatar o esporte canelense que nos últimos anos vem perdendo espaço e sendo alvo de muitas críticas por parte de desportistas.Port concedeu uma entrevista ao Jornal Digital Canela e falou sobre o trabalho que pretende desenvolver a frente do DMEL.
Falta de estrutura
Em janeiro o então diretor do DMEL, Marcelo Drehmer comunicou que não seguiria mais no cargo, alegando falta de estrutura para desempenhar seu trabalho. Port, que assumiu a diretoria neste mês de março, também salientou que a falta de estrutura é um dos grandes problemas. “Muita coisa a gente esbarra na falta de estrutura, mas vamos trabalhar com o que a gente tem e vamos buscar as melhorias e parcerias para suprir essas necessidades”, afirmou. A falta de estrutura se refere principalmente aos locais para realizar as competições. Segundo Port, estão sendo realizadas tratativas junto a direção do SESI para que a Prefeitura possa utilizar o ginásio e o campo. Hoje os locais disponíveis para a realização dos campeonatos são o Ginásio do Santa Marta e o Campo da Celulose, sendo que ambos necessitam de melhorias, principalmente no que se refere a vestiários para os atletas. Port lembrou que está em andamento a construção de novos vestiários no Ginásio do Santa Marta, sendo que a expectativa é de que fiquem prontos em 60 dias.
Contar com o bom senso dos esportistas
Um dos pontos ressaltados como muito importante pelo novo diretor, se refere ao bom senso e disciplina dos esportistas. Segundo ele, uma das exigências do SESI é a colocação de seguranças durante as competições, pois já houve problemas com isso em outras ocasiões. “Precisamos contar com o bom senso do esportista e contribuir inclusive com o aspecto disciplinar, principalmente dentro destas estruturas que não são do município”, destacou. O novo diretor deixou bem claro que a colaboração dos atletas, dirigentes e torcedores, com relação a disciplina, será extremamente importante para o bom andamento das competições. Port reforçou ainda que esta questão disciplinar será bem destacada nos regulamentos das competições.
Calendário de competições
Port salientou que pretende manter o calendário de competições que havia sido divulgado pelo seu antecessor. No entanto, informou que haverá mudanças quanto a algumas datas, tendo em vista que, devido ao período em que o DMEL ficou sem um diretor, vai ocasionar alguns atrasos nos processos burocráticos. A primeira grande competição será o Futsal da 3ª Divisão, cuja reunião com os clubes ocorre na próxima semana. O campeonato deve iniciar no começo de abril e os jogos serão disputados no Ginásio do Santa Marta. “Nossa expectativa é contra com 20 a 25 times na competição”, informa o diretor.
O novo diretor salientou também que pretende voltar a realizar o Campeonato Varzeano, que no ano passado acabou não sendo realizado por falta de participantes. Outro detalhe anunciado por Port é a busca por melhorias na premiação aos vencedores dos campeonatos. “Vamos trabalhar a possibilidade de buscar junto à comunidade parcerias de patrocínio para melhorar a premiação, mas por enquanto é uma ideia”, comenta.
Com relação às categorias de base, Port destacou que pretende apoiar e promover o máximo possível de competições voltada às futuras gerações de atletas. O diretor vê como fundamental a formação de novos atletas, por isso o apoio e incentivo para a base. Nessa linha disse que está aberto para conversas com associações que tenham ideias para a realização de outros eventos, além dos que estão previstos no calendário.
De portas abertas
Para finalizar, Port salientou que o DMEL está de portas abertas para receber os desportistas, ouvir sugestões e buscar soluções e melhorias para as competições. Através da união e colaboração de todos, o dirigente acredita que é possível resgatar o esporte em Canela.