Nova Petrópolis encerrou no dia 22 de setembro a 4ª e última fase da ampliação de testagens em trabalhadores dos serviços essenciais. A estratégia para identificar assintomáticos ocorreu de julho a setembro e mais de 500 testes rápidos foram aplicados nas quatro etapas. Em todas as fases, apenas dois pacientes resultaram positivo para Covid-19, foram orientados e já estão curados.
Na 1ª fase da ação, o Município aplicou 316 testes rápidos em trabalhadores de 22 supermercados, mercados, fruteiras, padarias, açougues e similares, no período de 20 de julho a 14 de agosto. Na 2ª etapa da ampliação de testagens, a equipe do Disque Coronavírus aplicou o total de 76 testes rápidos em trabalhadores de 15 farmácias de Nova Petrópolis, no período de 26 de agosto a 4 de setembro.
Na 3ª fase da ampliação de testagens, a equipe do Disque Coronavírus aplicou 45 testes rápidos em trabalhadores de seis postos de combustíveis de Nova Petrópolis, no período de 8 a 11 de setembro. Na 4ª e última etapa da ação de rastreio de assintomáticos, 82 funcionários de 14 restaurantes de Nova Petrópolis que aderiram às testagens foram testados.
“A testagem de indivíduos assintomáticos foi uma importante estratégia de controle e enfrentamento à Covid-19 porque possibilitou identificar e isolar casos positivos e monitorar esses pacientes para reduzir o potencial de transmissão da doença no Município. A medida também contribuiu para o retorno seguro às atividades econômicas”, destaca a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires.
Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 no Município, servidores públicos, residentes e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Nova Petrópolis, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários também são alguns dos grupos que foram testados pela equipe do Disque Coronavírus.