10.9 C
Canela
domingo, abril 21, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoNova Petrópolis amplia e reforça ações de segurança nas escolas

Nova Petrópolis amplia e reforça ações de segurança nas escolas

Publicidade

Poder Público investe em sistemas de videomonitoramento, apoio psicológico e integração entre órgãos e a comunidade.

A proteção dos estudantes das escolas de Nova Petrópolis tem motivado uma série de ações da Prefeitura. A instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas municipais e o oferecimento de apoio psicológico são exemplos do que tem sido feito pela Administração para manter a segurança dos alunos, professores e funcionários, mas também garantir tranquilidade às famílias. Os dados dessas ações foram expostos durante a quarta reunião do Grupo de Segurança Escolar na segunda-feira, 21 de agosto, com a presença do prefeito Jorge Darlei Wolf, do vice-prefeito Martim Wissmann e de representantes das entidades envolvidas.

O videomonitoramento não é uma novidade no município e segue em constante ampliação. O Poder Público investe nesses equipamentos há alguns anos, mas, em 2023, aumentou a rede de câmeras em mais 58, divididas entre o centro, os bairros e as escolas da cidade. Além disso, todas as escolas municipais possuem cercamento físico para barrar o ingresso de pessoas desconhecidas no interior dos prédios.

Publicidade

Após as invasões em escolas pelo país, registradas no início deste ano, novos investimentos foram feitos e todas as 14 instituições municipais de ensino receberam a tecnologia de vídeo, acrescida de um botão de emergência que está em fase de testes e tem contato direto com a Brigada Militar e a Polícia Civil de Nova Petrópolis.  Além disso, a cidade também conta com softwares de reconhecimento facial instalados em pontos estratégicos e que ajudam as polícias a atuarem na identificação de suspeitos.

Publicidade

Todos esses equipamentos estão integrados com os sistemas dos órgãos de segurança locais, que possuem salas com telas para realizar o monitoramento das áreas, e com a Secretaria de Segurança Pública do governo gaúcho. O Município está em tratativas para instalar câmeras nos acessos das escolas estaduais também.

Outras duas estruturas tecnológicas instaladas no centro da cidade reforçam o trabalho de proteção da comunidade como um todo. Na Praça das Flores/Rua Coberta está a chamada “Zona Segura”, equipamento constituído de câmera com som integrado que permite a interlocução dos agentes de plantão na Brigada Militar com o público do local, através de sistemas de alto-falantes, e fornecendo imagens em 360 graus. Ainda no centro, mas na avenida 15 de Novembro em frente ao Parque Aldeia do Imigrante, também está colocada uma “Torre de Segurança” para ser utilizada em situações de emergência. Ela permite a realização de videochamada com a polícia, com imagens em tempo real de quem está entrando em contato.

Geral das câmeras da PC- Foto: Adriana Rabassa

Cuidado com a saúde mental dos estudantes

Mas os investimentos da Administração Municipal na proteção das comunidades escolares também se estendem à saúde mental. Desde o final do primeiro semestre de 2023, todas as escolas passaram a contar com o suporte de profissionais da psicologia, que acompanham e orientam os estudantes quando são identificados comportamentos de risco.

Os psicólogos se dividem para auxiliar as escolas municipais e estaduais semanalmente de forma sistemática, sendo disponibilizado um turno para cada instituição, mas isso fica de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar.

Os acompanhamentos podem ser solicitados por professores ou pela própria vontade do estudante – neste caso, ele encontra nos profissionais um espaço de acolhimento para os seus problemas individuais. “O objetivo principal é auxiliar no desenvolvimento saudável dos alunos, promovendo um ambiente seguro e acolhedor”, destaca Carina Correa, coordenadora da Rede de Saúde Mental.

Além do acompanhamento psicológico dentro das escolas municipais, com as instituições estaduais, o Município adota outra estratégia, oferecendo profissionais de referência para quando é verificada necessidade. Nestes casos, o profissional se desloca para auxiliar em palestras, rodas de conversa com a comunidade escolar, e outros outros formatos, visando prevenir e solucionar crises. Os psicólogos que atuam nas escolas estão vinculados ao Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia) de Nova Petrópolis.

Importante salientar que a Prefeitura dispõe de dois serviços ligados à saúde mental e que podem ser buscados pelos estudantes que estiverem sentindo necessidade de apoio psicológico, que são o próprio Emaia, localizado na rua Pastor Hunsche, 315, no bairro Logradouro, e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que fica na avenida Padre Affonso Theobald, 941, no centro. As unidades básicas de saúde também contam com profissionais de psicologia para auxiliar os usuários das suas comunidades.

Tecnologia ajuda na resolução de crimes

O videomonitoramento, em Nova Petrópolis, se soma ao cercamento eletrônico – tecnologia integrada ao banco de dados do Estado que permite identificação através do registro fotográfico das placas dos veículos que transitam no perímetro de ruas e avenidas da cidade e rodovias que passam pela região. Esses equipamentos podem ser utilizados para identificar pessoas que praticam algum ato infracional e colaboram para inibir essas situações, o que vem a calhar também no caso de movimentações suspeitas próximas das escolas.

O delegado da Polícia Civil, Fabio Peres, destaca que a ampliação das tecnologias de videomonitoramento e de cercamento eletrônico pela Prefeitura de Nova Petrópolis tem sido fator primordial para a resolução de diversos crimes, aumentando em aproximadamente 40% a solução. O policial cita como exemplo de casos que contaram com o uso dessas tecnologias a prisão em flagrante de estelionatários e a recuperação de um veículo registrado como roubado.

O delegado também esclarece que a expansão das câmeras foi bastante discutida entre o Poder Público e os órgãos de segurança, o que permitiu maior interlocução, principalmente com o policiamento ostensivo feito pela Brigada Militar e a resolução de casos em tramitação na delegacia da Polícia Civil.

Legislação apoia a segurança pública

Para dar suporte às medidas de proteção à comunidade nova-petropolitana, neste ano a Administração Municipal começou a buscar soluções legislativas para respaldar o trabalho das polícias.

No mês de maio, foi criado o Plano Municipal de Segurança Pública por meio do Decreto 089/2023, tendo como base o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, ferramenta de gestão local a ser utilizada para definir as diretrizes, ações e metas a fim de reduzir e prevenir a violência.

Em seguida, em junho, foi sancionada a Lei 5.286 que alterou a redação da Lei 1.264 de 1991, ajustando as representações no Conselho de Segurança Pública do Município para que participem o prefeito, vice-prefeito, Secretaria de Saúde e Assistência Social, delegado da Polícia Civil, chefe do posto da Polícia Rodoviária Federal, comandante local da Brigada Militar, Conselho de Segurança Pública de Nova Petrópolis (Consepro), comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários e o coordenador da Defesa Civil local.

Por fim, em julho, foi instituido o Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública pelo Decreto Municipal 132/2023, com a principal finalidade de fazer a interação com os conselhos municipais e comunitários para estabelecer uma política de prevenção de segurança pública. As atribuições do Grupo de Segurança Escolar serão absorvidas, em breve, por esse órgão, para ações focadas nas escolas de Nova Petrópolis.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - A Polícia Civil prendeu, na tarde de sexta-feira (19), dois homens em flagrante durante a venda de drogas em uma residência localizada no Bairro Vila do Cedro. Na ação, foram apreendidas buchas de cocaína no momento em...
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.