“Portanto, estai atentos para que vosso procedimento não seja semelhante aos insensatos, mas andai em sabedoria, aproveitando bem cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Efésios 5.15-16
Estimado Leitor(a),
O apóstolo Paulo, através de sua carta à Igreja de Éfeso, exorta aos cristãos daquela comunidade, conforme os versículos acima, a estarmos atentos às nossas atitudes e sabermos usufruir as boas oportunidades da vida. Mas vamos aprofundar um pouco o entendimento do texto bíblico desta semana.
Estar atento, significa estar consciente, focado no momento presente de forma que nossas ações sejam prudentes, inteligentes e virtuosas. Não sejamos como os tolos, que são desprovidos de qualquer bom senso – são ignorantes, não têm assertividade nem eficácia em suas rotinas, não logram sucesso em suas vidas toscas.
Já o conselho sobre aproveitar cada oportunidade diante de dias maus diz respeito a fazermos tudo quanto apraz o Senhor mesmo em meio a tempos difíceis, atribulados.
Existe um elemento comum nos dois parágrafos acima: é o tempo (momento presente e o tempo de cada oportunidade. O tempo, meus caros leitores, representa um poder fortíssimo em nossas mãos, se soubermos usá-lo como nosso aliado. Infelizmente, constata-se que a maioria da humanidade desperdiça sua vida em propósitos fúteis e efêmeros. Contudo, quero dar destaque a fazer uso do poder do tempo como seu aliado, e não inimigo.
Deus, o senhor de todas as coisas, concede ao ser humano um bem chamado tempo. Nascemos, vivemos o período da infância, nos tornamos adolescente e, enfim, atingimos a fase adulta. É principalmente nesta etapa que formamos uma família, temos já uma profissão definida e projetos a conquistar. Mas a maioria vive afastada de seu Criador, vivendo seus dias invariavelmente apartados da sua presença, da sua graça e da sua divina vontade. Com isto em mente, todavia, podemos nos voltar ao Senhor, passar a ter intimidade com Ele, conhecer a Sua vontade para nossas vidas. E assim procedendo não seremos mais reputados como insensatos, e passaremos a estar empoderados de sabedoria. Nossos feitos serão tais que seus frutos serão benditos, prósperos e abundantes; nossa vida será plena e pródiga porque usamos o poder do tempo conforme a vontade do Pai.